X

Por que nos esquecemos de coisas que costumávamos lembrar?

Viver é esquecer – números de conta, nomes, a localização precisa das chaves e carteiras, amigos da infância, personagens coadjuvantes de programas de TV, piadas internas, ambições passadas, história, muito mais.

Por que nos esquecemos de coisas que costumávamos lembrar?

Por anos, os pesquisadores tentaram entender através de duas possibilidades. A primeira é que o esquecimento ocorre porque, como as cores que se apagam, as memórias decaem com o tempo.

A segunda possibilidade é que memórias semelhantes interfiram umas nas outras. Por exemplo, ao conhecer muitas pessoas novas no mesmo dia, podemos esquecer alguns dos rostos porque temos muitas lembranças semelhantes de rostos interferindo uns nos outros.

Evidências científicas recentes mostraram que o esquecimento pode ocorrer devido à deterioração ou devido à interferência, dependendo da estrutura do cérebro que suporta a memória.

O hipocampo, uma estrutura importante para a memória, tem propriedades únicas que permitem distinguir entre memórias semelhantes. Portanto, as memórias que dependem do hipocampo provavelmente não interferirão entre si.

No entanto, essas memórias desaparecem e decaem rapidamente. Outra estrutura que suporta a memória, o córtex Perirhinal, não tem uma boa capacidade de distinguir entre memórias semelhantes. Portanto, as memórias que dependem dessa estrutura são mais propensas a interferir umas nas outras.

Para que a gente continue a aprender coisas novas. Esquecer é fisiológico. 

Não seria saudável guardar todos os detalhes de todas as nossas experiências”, diz o geriatra Weyler Galvão Pôrto, da Unifesp.

O cérebro faz uma seleção do que devemos ou não guardar. Assim, impressões que não têm nenhuma importância deixam de ser armazenadas para dar lugar a outras mais relevantes.

O problema é quando esquecemos o que gostaríamos de lembrar. Quanto mais concentrada e emocionalmente envolvida a pessoa estiver na hora de receber uma informação nova, maior é a chance de ela resgatá-la depois.

Por isso, a falta de atenção tem estreita relação com a falta de memória.

Quando a pessoa está dispersa, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e com preocupações demais, pode simplesmente desligar ao ter contato com um dado novo, deixando de armazená-lo. Há também os famosos brancos.

Não se esqueça de curtir e compartilhar esse artigo!

Cupom de 10 reais de 10 no Ifood: DEGQJTLXKT

Curso Online de AutoCAD sem mensalidades: https://bit.ly/2vBkiqg

Fontes:

Gizmodo

Super Interessante

[Curiosidades]

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário