O cérebro humano é um órgão extremamente complexo e exerce a função de ser o centro do sistema nervoso.
Como tal, ele desempenha muitas tarefas vitais, como a regulação e manutenção das funções do nosso corpo e também o órgão em que residem tanto a mente como a consciência da pessoa.
Em muitos museus de história natural é possível ver cérebros de mamíferos. Se você observá-los com cuidado, você verá que eles são de tamanhos diferentes e que suas rugas variam de uma espécie para outra.
Nos cérebros, podemos ver torções cerebrais, que são as dobras e os sulcos que são as fendas que separam essas circunvoluções.
As principais dobras geralmente são bem marcadas em todas as espécies
A morfologia do cérebro é produzida dobrando o córtex cerebral, a área do nosso cérebro, onde residem os processos cognitivos superiores.
À medida que eles começam a se formar, os cérebros apresentam uma superfície lisa e, à medida que se desenvolvem, eles formam os sulcos.
O cérebro dos animais é praticamente liso, com exceção das dobras principais e varia de uma espécie para outra.
Rugas encontradas em primatas, golfinhos, elefantes, porcos e humanos descobriu que dobras começam às 20 semanas de gestação e continuar a desenvolver até que a criança é cerca de um ano e meio.
A existência desses sulcos está relacionada à inteligência do animal. Um cérebro maior precisará de mais espaço, pois tem mais neurônios. As rugas ou dobras permitem uma maior extensão do córtex cerebral, apesar de ser o cérebro confinado dentro do crânio.
Mas finalmente como se formam as rugas?
Pesquisadores da Harvard University desenvolveram um modelo de um cérebro para investigar como surgiram sulcos e circuitos. No vídeo abaixo você pode ver o processo:
Os rins são formados devido ao número, forma, tamanho e posição dos neurônios quando o cérebro cresce.
Quando a crosta ou a matéria cinzenta se expande sobre a substância branca abaixo, a crosta está em uma situação de compressão que leva a uma instabilidade mecânica que a força a dobrar em certas áreas e, como resultado, temos as rugas do cérebro.
O que há dentro da cabeça dos seres humanos não é exatamente o mesmo, literalmente, no entanto, é imperativo que tenham os mesmos “enrugamentos” importantes para serem saudáveis.
Nas pessoas, o nascimento com cérebro “lissencefálico” é sinônimo de transtornos mentais, como falta de progresso, dificuldade de deglutição, retardo psicomotor severo e outras anormalidades graves.
As razões pelas quais isso pode ocorrer são diversas, incluindo infecções virais intra-uterinas durante o primeiro trimestre da gravidez, um suprimento deficiente de sangue no cérebro do feto durante esse mesmo período ou devido a uma doença genética.
Camisetas Científicas: http://bit.ly/2EQmWOH
Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/realidadesimulada/
Deixe um comentário