POR QUE O BRASIL ESTÁ INFESTADO DE ESCORPIÕES? Somente em Minas Gerais, foram registradas 2.159 vítimas de escorpiões neste ano!
A diminuição dos predadores naturais dos escorpiões (macacos, lagartos e aves), associada ao aumento da oferta de alimentos para eles (as baratas prosperam no calor e na umidade do verão), os casos de acidentes com escorpiões têm aumentado exponencialmente.
A melhor forma de evitar esse tipo de acidente, é através da prevenção. Manter os ambientes limpos e livres de baratas, é a melhor maneira de impedir acidentes e ataques que podem levar à morte.
Curso Online de Memorização para concursos
Escorpiões peçonhentos
Todas as espécies de escorpiões peçonhentos pertencem ao gênero Tityus. Esses animais podem causar desde acidentes leves até levar à morte.
A espécie T. serrulatus é a maior causadora de acidentes, sendo considerada o escorpião mais venenoso da América do Sul.
Geralmente é encontrada solitária embaixo de cascas de árvores e em cupinzeiros. Caracteriza-se por apresentar coloração amarelo- clara, com manchas escuras sobre o tronco e no fim da cauda.
Um detalhe bastante peculiar é a cauda, que possui uma espécie de serra no quarto anel. É encontrada na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
A espécie T. bahiensis apresenta coloração marrom-escura, sendo que as patas e pedipalpos apresentam algumas manchas de coloração mais escura.
Gosta de ficar sob pedras e troncos, podendo ser encontrada em locais que apresentam acúmulo de lixo. É encontrada em Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente um médico e, se possível, leve o animal, para que seja feita a identificação.
O tratamento geralmente consiste no alívio da dor (anestésico) e na administração de soro antiescorpiônico ou antiaracnídico.
Referências:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br
Deixe um comentário