Apesar de ser considerado um legume, o tomate é um fruto, segundo classificação da botânica, ciência que estuda os vegetais.
E tem mais: de acordo com a mesma ciência, morangos não são frutas: o alimento é, na realidade, um pseudofruto, ou seja, tem uma estrutura suculenta, mas não é desenvolvido no ovário de uma planta.
Tomate é um fruto
Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes.
A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes.
Morango não é fruta
Se você acha que sua vida foi uma mentira até agora, saiba que também existem alimentos que nós chamamos de fruta, mas não são.
Sabemos que você dificilmente deixará de chamar o morango de fruta, mesmo sabendo que, botanicamente falando, a classificação é equivocada. Frutos são estruturas que resultam do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação.
Morangos são, na verdade, pseudofrutos. Tudo por causa da parte suculenta do morango (aquela que nós consumimos), que não se desenvolve a partir do ovário da planta – como fazem as frutas reais – e sim de um tecido de outras partes florais.
Maçã, abacaxi e caju são outros exemplos de “frutas que não são frutas” de verdade.
Curso Online de Programação: