Por que você não pode dividir por zero?
No mundo da matemática, muitos resultados estranhos são possíveis quando mudamos as regras. Mas existe uma regra inquebrável: não divida por zero.
Como uma simples combinação de um número comum e uma operação básica pode causar problemas?
A divisão por números cada vez menores resulta em números cada vez maiores. Dez dividido por dois é cinco, por um é dez, por um milionésimo é 10 milhões, e assim por diante.
Então a divisão por números que se aproximam do zero, vai resultar no maior número possível. Então a resposta de dez dividido por zero seria o infinito? Isso pode ser provável.
Mas tudo o que sabemos é que se dividirmos dez por um número que tende a zero, a resposta vai tender ao infinito. E isso não é a mesma coisa que dizer dez dividido por zero é igual a infinito. Por que não?
Dez dividido por dois pode significar: “Quantas vezes precisamos somar ‘dois’ para resultar em dez? “ou “duas vezes o que resulta em dez?”
Dividir por um número é o inverso de multiplicar por ele, na seguinte maneira: se multiplicarmos qualquer número por x, podemos perguntar se existe um novo número que podemos multiplicar depois para retornar aonde começamos.
Se ele existe, o novo número é chamado de o inverso multiplicativo de x. Por exemplo, se você multiplicar
três por dois para chegar em seis,você pode então multiplicar por meio para retornar a três.
O inverso multiplicativo de dois é meio, e o inverso multiplicativo de dez é um décimo. Como você pode notar, o produto
de um número pelo inverso multiplicativo é sempre um.
Se queremos dividir por zero, precisamos encontrar o seu inverso multiplicativo, que é um sobre zero. O número multiplicado por zero precisa resultar em um.
Mas porque qualquer coisa multiplicada por zero é zero, esse número não existe, então zero não tem inverso multiplicativo.
Isso melhora a situação, não? Afinal, os matemáticos Já quebraram regras. Por exemplo, há muito tempo,não se podia tirar a raiz quadrada de números negativos.
Mas então os matemáticos definiram que a raiz quadrada de um número negativo é chamado de número “i”, abrindo o campo dos números complexos.
Se eles podem fazer isso, por que não podemos fazer uma nova regra, tipo, que o símbolo do infinito
signifique um sobre zero, e ver o que acontece?