X

Poucas pessoas sabem que Júpiter também tem anéis

Júpiter

O planeta Júpiter é um dos quatro planetas do Sistema Solar que possuem anéis. Os anéis de Júpiter foram descobertos apenas em 1979.

A partir da Terra, somente os maiores telescópios disponíveis são capazes de detectar os ténues anéis que rodeiam este planeta gigante do Sistema Solar.

Os anéis do planeta Júpiter foram descobertos pela sonda espacial Voyager 1, em 1979. Na década de 1990, a sonda espacial Galileo que foi enviada para estudar Júpiter e seus satélites, forneceu-nos muita informação sobre os anéis jovianos. Estes são bastante diferentes dos famosos anéis de Saturno.

Identificação do sistema de anéis do planeta Júpiter.

O sistema de anéis de Júpiter é constituído principalmente por poeira, e dividem-se em 4 componentes principais.

O componente mais interior é o Anel Halo, cuja largura corresponde a 30.500 km, sendo que a distância em relação ao centro do planeta vai de 92.000 km a 122.500 km.

A espessura do Anel Halo é estimado em 12.500 km, ainda que a espessura varia neste anel, sendo que a região mais próxima de Júpiter é mais espessa que a região mais afastada.

Mais exterior que o Anel Halo, surge o Anel Principal, o componente mais brilhante, com cerca de 6.500 km de largura. Sua distância em relação ao centro de Júpiter varia de aproximadamente 122.500 km a 129.000 km.

A parte exterior deste anel corresponde à órbita do satélite Adrasteia. O Anel Principal é o menos espesso de todos, estimando-se que tenha uma espessura entre os 30 km e os 300 km.

Segue-se o Anel Gossamer Amalteia, com cerca de 53.000 km de largura. Sua distância em relação ao centro de Júpiter varia entre cerca de 129.000 km a 182.000 km.

A espessura deste anel está na ordem dos 2.000 km. O Anel Gossamer Amalteia está relacionada com o satélite Amalteia.

Depois surge o Anel Gossamer Tebe, com cerca de 97.000 km de largura. A distância em relação ao centro do planeta está entre cerca de 129.000 km a 226.000 km.

A espessura deste anel é de aproximadamente 8.400 km. O Anel Gossamer Tebe está relacionado com o satélite Tebe.

A imagem superior mostra o anel principal em dispersão traseira de luz, demonstrando ausência de quaisquer estruturas além da falha de Métis

 Referências:

https://curiosity.com

https://goo.gl/eca58H

https://voyager.jpl.nasa.gov/

https://www.washingtonpost.com

https://pt.wikipedia.org/wiki

Veja também:

Se você sabe o que essa imagem significa, você está fazendo algo certo na sua vida

Conheça a bolha de Higgs que poderia destruir o Universo!

Categorias: Astronomia
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário