X

Impacto cósmico pode ter inspirado a história de Sodoma na Bíblia

Crédito: Universidade da Califórnia - Santa Bárbara

Provas de que um impacto cósmico destruiu uma cidade antiga no Vale do Jordão

Enquanto os habitantes de uma antiga cidade do Oriente Médio agora chamada Tall el-Hammam realizavam suas tarefas diárias há cerca de 3.600 anos, eles não tinham ideia de que uma rocha espacial estava se movendo rapidamente em direção a eles a cerca de 61.000 km/h.

Passando pela atmosfera, a rocha explodiu em uma enorme bola de fogo a cerca de 4 quilômetros acima do solo.

A explosão foi cerca de 1.000 vezes mais poderosa do que a bomba atômica de Hiroshima.

Os  moradores da cidade que olharam para ele ficaram cegos instantaneamente. As temperaturas do ar subiram rapidamente acima de 2.000 graus Celsius.

Roupas e madeira imediatamente explodiram em chamas. Espadas, lanças, tijolos de barro e cerâmica começaram a derreter.

Quase imediatamente, a cidade inteira estava em chamas. Alguns segundos depois, uma enorme onda de choque atingiu a cidade.

Movendo-se a cerca de 1.200 km/h, foi mais poderosa do que o pior tornado já registrado. Os ventos mortais varreram a cidade, demolindo todos os prédios.

Eles arrancaram os 12 metros superiores do palácio de quatro andares e jogaram os destroços no vale próximo.

Nenhuma das 8 mil pessoas ou quaisquer animais dentro da cidade sobreviveu – seus corpos foram despedaçados e seus ossos explodiram em pequenos fragmentos.

Pesquisa cuidadosa

Cerca de um minuto depois, 22 km a oeste de Tall el-Hammam, os ventos da explosão atingiram a cidade bíblica de Jericó. As muralhas de Jericó desabaram e a cidade foi destruída pelo fogo.

Como sabemos que tudo isso realmente aconteceu perto do Mar Morto, na Jordânia, milênios atrás?

Obter respostas exigiu quase 15 anos de escavações meticulosas por centenas de pessoas.

Também envolveu análises detalhadas de material escavado por mais de duas dúzias de cientistas em 10 estados dos Estados Unidos, bem como no Canadá e na República Tcheca.

O grupo finalmente publicou a evidência recentemente na revista Scientific Reports.

Grave perigo

Explosões aéreas do tamanho de Tunguska, como a que ocorreu em Tall el-Hammam, podem devastar cidades e regiões inteiras e representam um grave perigo para os dias modernos.

Em setembro de 2021, havia mais de 26 mil asteroides próximos à Terra conhecidos e uma centena de cometas próximos à Terra de curto período. Um inevitavelmente colidirá com a Terra.

Outros milhões permanecem sem serem detectados, e alguns podem estar indo em direção à Terra agora.

A menos que telescópios orbitais ou baseados em terra detectem esses objetos perigosos, o mundo pode não ter nenhum aviso, assim como o povo de Tall el-Hammam.

Fontes:

Phys.org

Revista Planeta

[Astronomia]

Categorias: Astronomia
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário