X

Qual cor você vê? Isso diz muito sobre o funcionamento do seu cérebro

Nosso cérebro é uma máquina poderosa e muitas vezes, funciona de uma maneira que nós não compreendemos. Se você é fã de ilusões de ótica e de como o cérebro de cada um trabalha de maneira diferente, prepare-se para este simples desafio, proposto pela Optical Express – empresa especializada em oftalmologia, baseada no Reino Unido.

Que cor você vê acima? Azul ou verde? A resposta pode dizer muito sobre você, ou melhor, sobre seu cérebro!

A equipe fez esta mesma pergunta para 1000 pessoas e as respostas surpreendem: 64% respondeu que era verde, enquanto 32% acreditava ser azul.

No entanto, quando foi dito para olharem para a mesma cor, entre 2 outros tons visivelmente azuis, as respostas mudaram e, 90% dos participantes respondeu que a cor era verde.

Mas afinal, qual é a resposta certa? Optical Express indica exatamente quais são os valores RGB: são 0 vermelho, 122 verde e 116 azul, o que o coloca na categoria verde.
Embora, compreensivelmente, nenhuma resposta seja concretamente correta, pois todos nós percebemos e interpretamos as cores de maneiras diferentes. Se a sua interpretação da cor for significativamente diferente das outras, no entanto, isso pode indicar uma forma de daltonismo.

Também vale a pena considerar que a linguagem também desempenha um grande papel nisso, pois poderia simplesmente definir as cores de forma diferente, mesmo se as vermos e entendermos que têm as mesmas qualidades.

É um teste interessante que nos lembra que a cor às vezes é aberta à interpretação. Stephen Hannan – diretor de serviços clínicos da empresa, explica: “A luz é convertida em um sinal elétrico que viaja ao longo do nervo óptico até o córtex visual no cérebro.O cérebro faz sua própria interpretação exclusiva desse sinal elétrico”.

Fonte:

Hypeness

[Saúde]

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário