Muita gente já ouviu essa pergunta, especialmente naquele churrasco animado em família: “qual é a cor do cavalo branco de Napoleão?”
Às vezes, a resposta para a piadinha já está na ponta da língua: “Branco” seria o nome, o cavalo era de outra cor. Mas, deixando as brincadeiras de lado, qual era a cor de verdade? As respostas são muitas. Siga em frente na reportagem para conferir!
Napoleão não teve só um cavalo – aliás, nem usou apenas cavalos. A história de um cavaleiro lutar a vida inteira sobre só um bravo amigo é coisa mais de ficção mesmo.
Um general como Napoleão não poderia se dar ao luxo de ser acompanhado por um cavalo só. O animal, afinal, podia se cansar ou se machucar, por exemplo. Era preciso de reservas.
O branco entrou para a história por conta de convenções artísticas. Usar um cavalo branco ajuda a distinguir o protagonista de outros elementos presentes em uma pintura. Daí o uso frequente do tal cavalo branco.
E, ainda assim, os artistas registraram o general francês em cavalos de várias cores. O pintor francês Jacques-Louis David representou Napoleão Bonaparte sobre um grande corcel branco – a imagem mais famosa do general em ação, no topo desta reportagem – em Napoleão Cruzando os Alpes.
Porém há um quadro, de 1848, que é uma versão mais realista da mesma cena. Depois de ver a pintura de Jacques-Louis David no Museu do Louvre, em Paris (França), que julgou pouco possível (um cavalo empinando no alto de uma montanha), o também francês Paul Delaroche decidiu colocar Napoleão montado em uma mula castanha. Assim:
“Ele deve, sim, ter usado muitos cavalos brancos, mas trocava de montaria durante as batalhas, que eram muito longas”, diz a professora da Unesp Beatriz Westin, autora de A Arte como Expressão da Glória: Napoleão Bonaparte.
Um cavalo branco de Napoleão teve seu nome registrado: o árabe Marengo, adquirido em sua campanha no Egito (1799). Marengo estava debaixo de Napoleão em Austerlitz e Waterloo, entre outras batalhas. Seria capturado pelos ingleses, que até mesmo tentaram gerar filhotes dele.
Agora você tem uma resposta para a pergunta que sempre surge nas piadinhas entre a família: a cor do cavalo branco permanecerá um “mistério”, mas seu nome era Marengo.
Crédito da imagem principal: David / Wikimedia Commons
Deixe um comentário