QUEM INVENTOU A HORA?
A primeira marcação de tempo foi feita pelos egípcios, por volta de 3.500 antes de Cristo. A partir de um obelisco (objeto comprido posto no chão), eles perceberam que, em determinado horário do dia, a luz solar ficava mais forte e a sombra do obelisco mais curta.
A esse período foi dado o nome de meio-dia. Depois, dividiram o período em 12 partes (seis antes e seis depois do meio-dia).
Então, atribuíram ao período da noite a mesma quantidade de partes dada ao dia – criando, assim, as 24 horas, usadas até hoje.
INGERIR MUITA CAFEÍNA É PERIGOSO?
Pode ser, sim! Embora esteja presente em diversos produtos consumidos no dia a dia, como chocolate, chá e refrigerante, a cafeína é encontrada em maior concentração no café.
Por isso, é preciso ficar atento à quantidade consumida de café diariamente. Por ser estimulante, a cafeína pode prejudicar a qualidade do sono e trazer problemas ao sistema digestório, como refluxo e gastrite.
Mas isso não quer dizer que o café deve ser totalmente evitado. A recomendação é que adultos ingiram até cinco xícaras de por dia. Para crianças cima de 2 anos (antes, nada de café!), o consumo da bebida só deve ser feito após uma conversa com o pediatra.
Fontes:
A Walk Through Time – Early Clocks (National Institute of Standards and Tecnology), Inventor.about, Scientific American e When Time Began: The History and Science of Sundials (TimeCenter).