Pode parecer um GIF em movimento, mas na verdade é apenas a ilusão da extinção de Ninio.
Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, por causa do cientista francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções. A maioria das pessoas não consegue ver todos os 12 pontos ao mesmo tempo.
Mas por que isso acontece?
Quando o olho vê um padrão organizado de uma maneira específica, o cérebro pode não conseguir processar corretamente a imagem.
Em um artigo, o próprio Ninio explicou: “Quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página”.
“Nas partes onde não se vê os pontos, as linhas cinza parecem ser contínuas, gerando cruzamentos cinzas que não estamos realmente presentes.”
“Alguns brilhos negros podem ser vistos nos cruzamentos onde não é possível ver os discos. A ilusão também funciona com o contraste inverso (de cores).”
Para o cientista, a confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações usando diferentes limiares de contraste em partes diferentes do campo visual.
Um participante da rede social modificou a imagem para deixar todos os pontos aparentes:
O cientista da visão Derek Arnold explica como essa ilusão tem tudo a ver com a nossa visão periférica relativamente pobre.
Essencialmente, nosso cérebro tenta explicar essa periferia incerta simplesmente seguindo o padrão regular de linhas cinzentas.
Fonte:
[Cérebro]
Deixe um comentário