Um telescópio (do grego: τῆλε, longe e σκοπεῖν, observar) ou luneta astronômica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos.
Permitindo ampliar a capacidade de ver, como seu nome indica, através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
Além dos telescópios ópticos convencionais, que são constituídos basicamente por uma objectiva e uma ocular, existe uma gama de aparelhos que captam a radiação electromagnética fora da faixa do visível, isto é, ao longo de diferentes regiões do espectro electromagnético.
Telescópios para radiação infravermelha e raios-X tornaram-se comuns no final do século XX com o desenvolvimento de sensores digitais que pudessem ser arrefecidos a temperaturas muito baixas. Para a captação astronômica de micro-onda e radiofrequência, existem os chamados radiotelescópios.
Meu primeiro telescópio
Ganhe tempo e conhecimento! Adquira o melhor guia de telescópios e evite ficar horas pesquisando na net sem um resultado satisfatório, aqui você encontra tudo em um só lugar e o melhor, tudo muito fácil e intuitivo.
Com este livro você conhecerá os mais diversos tipos de telescópios, montagens, lentes, filtros e muito mais!
Livro em PDF, entrega imediata!
Quer comprar um telescópio e não sabe por onde começar?
Adquira o melhor guia de telescópios e evite ficar horas pesquisando na net sem um resultado satisfatório:
Os telescópios contemporâneos podem operar isoladamente ou em conjunto para compor ou combinar as imagens obtidas, aumentando assim o poder de resolução.