Buracos negros e explosões de raios-gamma, dois dos fenômenos mais estranhos do universo, podem ser mais estranhos ainda do que a gente pensava.
Esses dois fenômenos estão interligados. As explosões de raios-gamma são as fontes mais luminosas conhecidas no natureza, a produção de energia é fantástica, tanto que elas só ocorrem em ocasiões especiais, como por exemplo, na formação de buracos negros, na colisão de estrelas de nêutrons e explosões de supernovas.
Elas estão entre os fenômenos mais misteriosos do universo, e o seu estudo pode responder muitas questões com relações ao buracos negros, perguntas que ainda estão sem respostas, devem estar escondidas nas explosões de raios-gamma.
O problema é que esses eventos podem ser mais complexos do que se imagina. Um grupo de pesquisadores estudou as 6 explosões de raios-gamma mais brilhantes já detectadas pelos observatórios da NASA e descobriram que essas explosões continham assinaturas de luz que indicavam uma reversão no tempo.
A onda de luz foi emitida de uma maneira que depois ela é enviada de volta na forma inversa. O fenômeno é tão complexo e por ocorrer num ambiente mais complexo ainda que são as imediações de um buraco negro. Praticamente nenhuma ideia pode ser descartada.
Os astrônomos buscaram uma explicação. quando a estrela explode, para formar um buraco negro, uma grande onda de choque se move através do material o acendendo, com isso ela passa por uma aglomeração de material A, depois o B e depois o C, para fazer o sinal voltar, do C, para o B e para o A, existem duas explicações.
A primeira é que a onda de choque encontrou um material que a reflete de volta ou, essas aglomerações de matéria por onde a luz passa estão distribuídas de uma forma bem estranha.
Não é todo mundo que concorda com isso, pesquisadores já tentaram apontar alguns erros em premissas usadas pelos pesquisadores, mas acreditam que a hipótese de uma reflexão possa ser a mais correta.
A questão é que o entendimento do que está acontecendo ajudaria de forma decisiva entendermos o que acontece quando estrelas morrem e entender mais e melhor os buracos negros, os objetos mais estranhos do universo.
Uma coisa não se pode negar cada vez que chegamos perto de um buraco negro, para tentar explicar algum fenômeno, tudo se torna estranho ao extremo, desafiando a física e a matemática que tentamos usar para explicar esses fenômenos.