Raríssima Anta Albina é Flagrada por Armadilha Fotográfica

anta

Era quase uma lenda. Moradores do Legado das Águas-Reserva Votorantim, uma área protegida de Mata Atlântica com 31 mil hectares no Vale do Ribeira, em São Paulo, afirmavam avistar com frequência uma anta de cor muito diferente do marrom-escuro comum da espécie – de tão branca, quando iluminada pelo luar, ela lembraria um fantasma no escuro da noite.

De tão verossímeis, as histórias me motivaram a montar guarda com a câmera sucessivas madrugadas diante de goiabeiras onde o animal teria sido visto refastelando-se nos frutos maduros caídos no chão.  esforço rendeu muitos registros de antas – nenhuma branca.

A solução do mistério veio com uma fotografia disparada pela própria anta em um estúdio camuflado na mata – uma câmera-armadilha com três flashes ligados a dois sensores de infravermelho calibrados para disparar o obturador e as luzes sempre que algo passasse diante do seu feixe invisível.

Anta branca na Reserva Votorantim
A anta albina ao lado da companheira. Divulgação

A anta albina fotografada na reserva é um macho em idade adulta que já tem companheira e está formando família. O gerente de Sustentabilidade da Votorantim, David Canassa, considera quase que um milagre o animal ter sobrevivido até essa idade, já que a cor clara o torna mais visível à noite, quando predadores como a onça saem à caça.

Exemplares de onça parda também foram flagrados pelas câmeras na área. Os pesquisadores seguem em busca da onça-pintada, pois já foram encontrados vestígios desse felino – as duas espécies são consideradas vulneráveis na lista oficial da fauna brasileira ameaçada.

HD Externo 1TB Seagate Expansion USB 3.0 Preto STEA1000400:

https://amzn.to/2vbWA3y

Fontes:

https://www.nationalgeographicbrasil.com

Estadão

Leia também:

Lesmas movidas a energia solar escondem segredos incríveis

O que aconteceria com a humanidade se as abelhas desaparecessem?

Nova espécie de tubarão descoberta parece um personagem de anime