Fenômeno atmosférico ocorre quando luz bate em cristais de gelo no ar, criando riscas luminosas coloridas.
O fotógrafo Valentin Zhiganov, tirou fotos incríveis da rara ilusão de ótica perto de sua cidade natal, Apatity, em Murmansk Oblast, na Rússia, a temperaturas de menos 30°C.
Suas imagens mostram um fenômeno atmosférico conhecido como “pilares de luz” – misturando-se com as luzes da cidade enquanto a usina local surge no fundo.
Valentin disse: “Nosso plano era tirar algumas fotos das garotas na banheira de hidromassagem com a aurora no fundo, mas no caminho vimos esses pilares então é claro que paramos para tirar algumas fotos.
“Essa ilusão de ótica é conhecida como pilares de luz. É uma espécie de aurora e é bem rara, especialmente quando os pilares são muito altos”, ressaltou o fotógrafo, acrescentando que foi a primeira vez ele viu o fenômeno e que ficou feliz de vê-lo e tirar fotos.
Os pilares de luz ocorrem quando pequenos cristais de gelo hexagonais e planos se formam em regiões mais baixas da atmosfera do que o comum, criando uma espécie de espelho gigante que reflete a luz emitida por uma fonte qualquer — como as luzes de casas, carros e das cidades.
Então, o que acontece é que, em vez de viajar para o espaço, as luzes acabam sendo refletidas de volta à Terra pelos cristais de gelo, criando a ilusão dos pilares.
As cores, aliás, costumam ser as mesmas das fontes luminosas e, por isso, os feixes aparecem coloridos. Na realidade, os pilares de luz tem algo em comum com as auroras boreais: eles se formam em regiões muito, muito frias, como é o caso do Rússia no inverno.
Deixe um comentário