Rinoceronte-lanudo jovem preservado por 20 mil anos é encontrado

Rinoceronte-lanudo

Animal teve 80% de seu corpo conservado em permafrost próximo a um rio na Sibéria. Parte de seu intestino, tecidos e gorduras permanecem intactos

A carcaça bem preservada de um rinoceronte-lanudo que viveu há cerca de 20 mil anos foi encontrada em depósitos de permafrost próximos ao rio Tirekhtyakh, na região de Iacútia, Rússia, por um habitante chamado Alexei Savvin.

A descoberta aconteceu em agosto, mas foi anunciada por cientistas russos apenas na última terça-feira (29). Os restos do animal são os mais bem preservados já encontrados na região, que faz parte da Sibéria.

Entre suas características mais marcantes está o fato de ter 80% de sua carcaça intacta, inclusive a de vários órgãos internos, como partes do intestino, pedaços de gordura e de tecidos, e dentes.

“O jovem rinoceronte tinha entre três e quatro anos e vivia separado de sua mãe quando morreu, provavelmente por afogamento”, afirmou Valery Plotnikov, membro da Academia de Ciências Russa, em entrevista ao The Siberian Times.

Por enquanto, os pesquisadores aguardam a formação de estradas de gelo para que os restos do rinoceronte-lanudo sejam transportados até Yakutsk, capital de Iacútia, onde ele será melhor analisado.

Os pesquisadores ainda não sabem se o animal era macho ou fêmea e estão esperando uma análise de radiocarbono para determinar há quanto tempo ele viveu exatamente — estima-se que em algum período entre 20 mil e 50 mil anos.

“O rinoceronte tem um subpelo muito curto e grosso; muito provavelmente ele morreu no verão”, diz Plotnikov.

Yakutia é bem conhecida por seus incríveis achados de animais antigos

Devido ao aquecimento da região , o permafrost está descongelando , principalmente durante os meses de verão.

Esta não é a primeira vez que carcaças bem preservadas são recuperadas no permafrost que cerca o rio Tirekhtyakh. Em 2014, foi encontrado o corpo de Sasha, o único filhote de rinoceronte-lanoso já encontrado.

Em 2019, Boris e Sparta, uma dupla de filhotes de leões-das-cavernas, também foi descoberta na região.

Fonte:

Revista Galileu