Rover Curiosity da Nasa descobre uma rocha misteriosa em Marte

Rocha

A imagem desta rocha atípica foi capturada pela ChemCam do rover em 27 de julho. Em Marte há nove anos, Curiosity está atualmente aos pés do Monte Sharp, na cratera Gale, onde é responsável pelo exame dos vários estratos geológicos.

Enquanto em uma zona de transição entre solo argiloso e solo sulfatado, a nave caiu sobre um pequeno arco de pedra, que parece desafiar o vento e a poeira marcianos.

O arco em questão mede apenas alguns centímetros – todo o campo de visão na imagem abaixo tem cerca de 16,5 cm de diâmetro – mas não deixa de ser surpreendente.

Será que este arco é o sinal de uma antiga vida marciana?

Na verdade, muitas estruturas rochosas muito maiores como essa se formaram naturalmente na Terra como resultado da erosão pela água ou vento; portanto, não há razão para que seja diferente em Marte.

Curiosity, sempre em busca de vestígios de vida milenar

 NASA / JPL-Caltech / LANL
NASA / JPL-Caltech / LANL

A chegada do Perseverance a Marte neste ano terá quase eclipsado a presença de seu antecessor, ainda em atividade após todos esses anos.

Curiosity, que faz parte da missão Mars Science Laboratory , pousou na cratera Gale em 6 de agosto de 2012; este local foi escolhido porque reflete os principais períodos geológicos do planeta vermelho.

A missão do rover era analisar a composição mineralógica do solo, detectar possíveis vestígios de água e coletar dados meteorológicos, a fim de determinar se o ambiente era favorável ao surgimento de vida.

Para tal, o Curiosity está equipado com dois mini-laboratórios e uma sonda de perfuração para amostras, permitindo a análise de componentes orgânicos e minerais.

Ele também incorpora um sistema de laser para determinar a composição das rochas à distância, chamado ChemCam.

Estruturas rochosas com formas atípicas não são incomuns em Marte. Como prova, uma rocha  fotografada em junho pelo rover Perseverance e apelidada de “Butt Crack Rock”.

O "Butt Crack Rock" capturado pelo Perseverance rover, 3 de junho de 2021. © NASA / JPL-Caltech / ASU
O “Butt Crack Rock” capturado pelo Perseverance rover, 3 de junho de 2021. © NASA / JPL-Caltech / ASU

A recente descoberta do Curiosity mostra que mesmo depois de nove anos de exploração, o rover ainda pode desenterrar algumas maravilhas geológicas nas encostas do Monte Sharp.

Fonte:

Trust My Science

[Nasa]