Marte nossa segunda casa?
Se queremos morar em Marte algum dia, então, em algum momento, precisaremos de oxigênio. Já há muita água lá, e até alguma neve, mas sem essa molécula vital, estaremos com um grande problema.
Falando do Futuro sobre a esperançosa corrida da América para o Planeta Vermelho, o Administrador Chefe em exercício da NASA, Robert Lightfoot, Jr. destacou uma maneira possível de obter oxigênio em Marte: através da próxima viagem que irá para lá.
O rover não irá levar recipientes do gás com ele, é claro – ele fabricará o próprio composto quando ele chegar.
“O próximo Rover que está indo para Marte, Mars Rover 2020, tem um experimento onde vamos tentar e realmente gerar oxigênio fora da atmosfera em Marte”, explica Lightfoot, Jr..
Então, como exatamente essa experiência funcionaria?
Agora, a atmosfera em Marte é muito diferente da da Terra. Nosso pálido ponto azul é predominantemente composto de nitrogênio, mas um bom 21% de oxigênio.
Nosso vizinho celestial vermelho é composto de dióxido de carbono (95%), com um pouco de nitrogênio (3 %) .
A atmosfera de Marte também é incrivelmente fina. Milhões de anos atrás, a atmosfera marciana era muito mais densa e até continha quantidades de oxigênio parecidas com a Terra.
No entanto, seu campo magnético falhou, e o poderoso vento solar despojou a maioria dos gases e os impulsionou para o espaço. Hoje, apenas vestígios de oxigênio permanecem na atmosfera superior.
Uma maneira viável de aumentar os níveis de oxigênio em Marte seria tomar alguma inspiração da natureza. A fotossíntese transforma ativamente o dióxido de carbono em oxigênio o tempo todo, então, se algo parecido com esse processo pode ser comprimido em uma pequena caixa, ele pode ser anexado a um rover.
Um método em que isso é possível seria usar um laser poderoso para “cortar” o átomo de carbono adicional ligado ao CO2 na atmosfera marciana para produzir o O2.
Alternativamente, você poderia usar uma célula de combustível para separar os átomos de carbono e oxigênio uns dos outros em um processo conhecido como eletrólise.
Se for bem sucedido, a NASA planeja colocar um instrumento semelhante a MOXIE, mas cerca de 100 vezes maior, em Marte que produzisse oxigênio para futuros astronautas usarem quando chegarem. Como um gás, é respirável; Como um líquido, é combustível de foguete literal.
Apesar de terraformar Marte, este é um passo emocionante para tornar a quarta pedra do Sol muito mais habitável.”
Fonte:
Referências:
https://mars.nasa.gov/mars2020/mission/rover/