Rússia está abrindo um laboratório de pesquisa estilo “Jurassic Park” na Sibéria
Não sabemos de quem foi a ideia, mas ela é assustadora mesmo assim. Principalmente porque será colocada em prática na Rússia.
Um grupo de cientistas do país criará um laboratório para (tentar) clonar espécies extintas. Para isso, serão investidos R$ 24,3 milhões. Pensou em Jurassic Park? É exatamente essa a ideia dos caras.
A construção do laboratório será em Yakutsk, uma das cidades mais frias do planeta, com invernos de até -40°C (no geral, as variações de temperatura durante todo o ano podem chegar a inacreditáveis 100°C).
A escolha é estratégica, uma vez que foram encontradas amostras de DNA de diversas dessas criaturas no solo congelado (conhecido como permafrost) dessa região.
A Dra. Lena Grigorieva, arquiteta do plano, disse que “não existe um material tão rico em nenhum outro lugar do mundo”
Os planos exatos do presidente Vladimir Putin e seus aliados científicos só serão revelados em um fórum de investimentos em setembro.
Mas a divulgação já fala em “restaurar criaturas como o mamute lanudo, rinoceronte lanudo, leão das cavernas”. Esses animais vagariam tranquilamente pela região congelada do norte da Sibéria, num clima similar ao de quando foram extintos.
A ideia dos especialistas russos é unir conhecimento com os estudiosos de clonagem sul-coreanos, liderados pelo professor Hwang Woo-Suk.