O que é o cheiro da chuva?
Os primeiros pingos de chuva geralmente vêm acompanhados de um agradável aroma terroso que muitos chamam de “cheiro de chuva”.
Aquele cheiro agradável quando chove, que traz todas as lembranças de campo que você possa ter guardadas na mente, vem da terra e surge por razões variadas.
Uma delas é um óleo que sai de algumas plantas durante períodos secos. Depois de muito tempo sem chover, esses óleos se acumulam no solo e são liberados quando a chuva o atinge.
Além disso, a geosmina, substância produzida por bactérias que vivem no solo, é lançada no ar quando chove. A acidez da chuva também pode colaborar: em contato com poluentes, a água da chuva produz reações químicas ao atingir o solo, que também criam o odor.
Artigo publicado
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, acreditam ter capturado imagens desse fenômeno, e mostram como o odor chega ao ar, em um artigo publicado na revista Nature Communications.
Usando câmeras de alta velocidade, os pesquisadores observaram como as gotas de chuva aprisionam minúsculas bolhas de ar no momento em que tocam o solo
Segundo os estudiosos, as bolhas quicam de volta em direção às gotas e “estouram”, produzindo gotículas líquidas ou partículas sólidas extremamente finas que ficam suspensas no ar como uma névoa ou fumaça.
Os autores acreditam que essas minúsculas partículas não apenas espalham elementos aromáticos do solo como também bactérias e vírus armazenados ali.
Curiosamente, eles descobriram que mais partículas são produzidas por chuvas leves ou moderadas que por tempestades, e elas viajam espalhadas pelo vento.
Deixe um comentário