X

Saiba o que existe por dentro da Terra, camada por camada

O QUE EXISTE POR DENTRO DA TERRA?

A Terra é um planeta rochoso com três camadas principais no seu interior. Elas são a crosta (também chamada de litosfera), o manto e o núcleo e são responsáveis pela manutenção da ecologia do nosso planeta.

O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

Todas as camadas da Terra são distintas, esse fato ocorre em razão de sua composição química, temperatura e espessura.

Distância até o centro

foto: shutterstock

Litosfera

A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. (Getty images.)

litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.

É na litosfera que os seres vivos se desenvolvem – mas só na superfície! A cerca de 70 quilômetros de profundidade, a temperatura já chega a mil graus Celsius.

Sabe-se que essa camada não é totalmente interligada, ou seja, ela é dividida em diferentes partes, o que chamamos de placas tectônicas.

Os contatos e atritos entre duas placas podem provocar a ocorrência de fenômenos como terremotos e vulcanismos, além da transformação do relevo.

Compreender a dinâmica da litosfera, bem como suas características e composição, é de extrema importância, pois é sobre ela que as atividades humanas acontecem.

O Manto Terrestre

O manto terrestre é a maior das camadas da Terra. Seu comportamento exerce influências diretas sobre a dinâmica da superfície terrestre. (Getty images.)

manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas.

Sua composição predominante é formada por silicatos de ferro e de magnésio. O manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa.

Existe uma pequena e fina camada intermediária que separa o manto da crosta terrestre, é a descontinuidade Mohorovicic ou, simplesmente, descontinuidade de Moho.

Nela, ocorrem processos de derretimento de rochas e solidificação do magma, que originam as rochas ígneas.

O manto terrestre é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. A diferença básica entre elas encontra-se na temperatura e na composição física, uma vez que o manto superior é mais “frio” e pastoso, e o inferior é mais quente e liquefeito.

Além disso, em razão da força da gravidade e da pressão, a densidade do manto inferior é bem superior e as movimentações dos fluidos são mais intensas.

Núcleo terrestre

Foto (Getty Images.)

Essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios como ferro e níquel.

O núcleo se divide em núcleo interno (extensão de 2.250 km e 3.000ºC) e núcleo externo (extensão de 1.220 km e atinge uma temperatura de aproximadamente 6.000ºC).

Referências:

https://goo.gl/jmZq95

https://goo.gl/LhvK6E

https://goo.gl/mjo5Ni

[Geografia]

Categorias: Astronomia
Tags: NúcleoTerra
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário