Temos de concordar: este é um dos nossos piores pesadelos. Pode ser que ele caia no banheiro, ou que você pule na piscina com ele no bolso.
Pode bastar uma simples chuva ou um descuido na hora de usar o vaso sanitário para estragar seu celular. Tudo isso é suficiente para nos deixar à beira de um infarto.
Geralmente, seguros de celulares não cobrem danos causados por água, e você pode acabar perdendo todas as suas fotos e conversas num piscar de olhos!
Mas não entre em pânico! Nem tudo pode estar perdido, e aqui estão algumas dicas de primeiros para resgatar seu telefone afogado.
1. Tire-o da água imediatamente
Nós sabemos, que parece óbvio, mas você pode pensar que já é tarde demais e nem vale a pena correr para salvá-lo. No entanto, cada segundo importa, e se você tiver sorte, você ainda terá uma chance de salvar seu telefone.
2. Desligue
Na maioria das vezes, seu telefone desligará automaticamente quando cai em na água, mas, se não, não hesite em desligá-lo ou remover a bateria para desligá-lo instantaneamente. Isso o protegerá de curto-circuito.
3. Retire a bateria (se possível)
Se você tem um telefone celular que não permite que você remova a bateria, como um iPhone, ignore esta etapa. Mas se é possível tirar a bateria do telefone, faça sem hesitação. Isso ajudará a evitar que o telefone seja frito. Se você o remover, você cortará o fornecimento de energia e evitará mais danos.
4. Retire o Sim Card, o Memory Card e qualquer outro componente
Tudo o que você puder retirar do aparelho, retire. Assim, você poderá secar parte por parte com um pano (não use papel nem guardanapo, pois eles podem se desfazer ou soltar fragmentos que poderiam tampar os orifícios).
5. Coloque-o em uma embalagem à vácuo
Desta forma, você pode extrair qualquer água presa nas ranhuras e as áreas difíceis de alcançar. Coloque o telefone em uma bolsa de plástico e sugue o ar, criando um efeito de vácuo. Ele aspirará o líquido das partes internas do telefone.
7.Use um aspirador de pó, se possível.
Este é o método mais rápido e pode secar completamente o dispositivo, fazendo com que ele funcione em 30 minutos. No entanto, a menos que a exposição à água tenha sido extremamente curta, não é recomendável tentar ligar o celular tão rápido.
Tenha cuidado para não deixar o aspirador muito perto do celular; ele pode criar eletricidade estática, o que é ainda pior para o aparelho.
6. Ligue-o, cruze os dedos e torça para que não tenha estragado
Ainda que técnicos afirmem que as possibilidades de dano ao celular que cai na água são muitas, o Realidade Simulada é muito otimista, então nós sabemos que o seu celular irá ligar.
Aqui em nossa redação, temos colegas que já conseguiram recuperá-lo usando essas dicas! É importante que você resista à tentação de ligá-lo antes dos três dias, pois a menor partícula de água pode fazer com que todo o esforço seja em vão. Boa sorte!
Deixe um comentário