Seu sonho de respirar embaixo d’água pode virar realidade em breve

Seu sonho de respirar embaixo d'água pode virar realidade em breve

Respirar embaixo d’água é, provavelmente, uma das utopias mais típicas da infância — eventualmente perdendo terreno apenas para o desejo de voar.

Afinal, a água ainda representa uma das barreiras mais óbvias ao espírito humano aventureiro, que ainda precisa se revestir de uma parafernália considerável a fim de poder confraternizar com o mundo subaquático.

Com isso em mente, um estudante do Royal College of Art, em Londres, projetou uma peça anfíbia impressa em 3D chamada AMPHIBIO – essencialmente um conjunto de guelras – para esse propósito.

De acordo com Jun Kamei, um designer de biomimética e cientista de materiais interessado e inspirado pelo design oculto da natureza, é “para um futuro onde a humanidade vive muito próxima da água”.

Com o  aumento da temperatura global de 3,2 ° C em 2100, o aumento do nível do mar é uma ameaça muito real às grandes cidades costeiras, afetando potencialmente até 2 bilhões de pessoas – ou 26% da população global atual.

O protótipo de trabalho. Foto Jun Kamei
O protótipo de trabalho. Foto Jun Kamei

O pequeno aparelho do Kamei usa um material hidrofóbico poroso especialmente projetado que reabastece o oxigênio na água e libera dióxido de carbono. Ele é inspirado em insetos, criando uma bolha protetora de ar ao redor do corpo graças à sua pele repelente de água.

A tecnologia também é fácil de imprimir em 3D, o que será ótimo para quando precisarmos deles em massa. Essas “guelras” poderiam substituir equipamentos de mergulho pesado, tornando-o mais parecido com o mergulho livre, mas por mais tempo.

Isso poderia ter aplicações imediatas para cenários de resgate subaquático – os 12 garotos resgatados por mergulhadores de uma caverna inundada na Tailândia, por exemplo, onde levou semanas para descobrir como levar os garotos e o equipamento de respiração vital através desses túneis estreitos.

Até agora, a tecnologia só foi testada como um protótipo funcional, não em humanos, então o sonho pode ter que ficar parado por enquanto. Mas escalar e testar em humanos é o próximo plano do Kamei.

Isso tudo pode soar bastante distópico, mas Kamei insiste que ele tem uma visão muito mais otimista do futuro, apesar de um mundo potencialmente inundado.

Ele acha que o AMPHIBIO poderia fornecer “conforto diário para as pessoas que precisam gastar tanto tempo na água quanto na terra”.

Fonte:

https://www.iflscience.com/

Referências:

http://www.junkamei.com/amphibio/

http://www.junkamei.com/about

https://www.theguardian.com

http://news.cornell.edu/

Leia também:

Como os humanos contribuíram para a extinção do pássaro dodô?