Sonda espacial que vai investigar Júpiter faz primeira detecção de sinais de vida!
Lançada em abril de 2023, a missão JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), está viajando em direção a Júpiter, para estudar o gigante gasoso e suas maiores luas a partir de 2031.
Mas, calma. Ainda não foi desta vez que uma missão espacial descobriu vida alienígena. Na verdade, os sinais foram identificados pela sonda na atmosfera da Terra – certificando sua capacidade de captá-los.
Teste em instrumentos identificou indícios de vida na atmosfera da Terra
A nave JUICE precisa fazer várias assistências gravitacionais antes chegar a Júpiter e três de suas maiores luas – Ganimedes, Calisto e Europa – incluindo uma manobra nunca antes realizada usando a Terra e a Lua, que aconteceu no mês passado.
Ao realizar essa manobra, a espaçonave realizou testes com o Espectrômetro de Imagens de Luas e de Júpiter (MAJIS) e o Instrumento de Ondas Submilimétricas (SWI), para verificar se estão funcionando adequadamente antes de atingir o alvo.
Segundo a ESA, durante o sobrevoo da Terra, o SWI “ouviu” os sinais de centenas de moléculas na atmosfera do planeta, incluindo água e os chamados elementos CHNOPS (carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre). “O MAJIS também mediu a composição da atmosfera, detectando moléculas importantes como oxigênio, ozônio, dióxido de carbono e água”, diz a nota. Além disso, o MAJIS fez mapas térmicos detalhados da Terra.
E qual é a graça em detectar indícios de vida na Terra, onde é óbvio que ela existe? A questão é que esse resultado mostra que os instrumentos estão totalmente operacionais e são capazes de identificar bioassinaturas, pelo menos onde a vida seja abundante. Isso significa que podemos estar cada vez mais próximos de descobrir se estamos sozinhos no Sistema Solar.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos!
Fonte: