Quem costuma tirar nosso fôlego com fotos espetaculares de Marte é a sonda Mars Reconaissance Orbiter (MRO), da NASA, com sua poderosíssima câmera HiRISE.
Mas, para a alegria de todos nós, tudo indica que uma nova concorrente chegou com tudo para nos deslumbrar com vistas panorâmicas do planeta vermelho: a nave Trace Gas Orbiter (TGO), da ESA, a agência espacial europeia.
Inserida há poucas semanas em uma nova órbita praticamente circular, a 400 quilômetros da superfície marciana, a sonda estreou no dia 15 de abril a câmera CaSSIS, um dos quatro instrumentos que carrega. Três imagens em cores diferentes foram tiradas quase ao mesmo tempo e sobrepostas, para registrar a Cratera Korolev.
Parte da ambiciosa missão ExoMars, desenvolvida pela ESA em parceria com a Roscosmos, a sonda TGO chegou ao planeta vermelho em 2016 com um objetivo: detectar a presença de gases raros na atmosfera que possam indicar a presença de vida microbiana em Marte.
A presença de metano, ainda inexplicada, pode ser um indício de atividade biológica. No último sábado (21), já na nova órbita, a sonda deu sua primeira “farejada” para analisar as moléculas presentes na atmosfera.
Confira a imagem:
Fonte:
https://revistagalileu.globo.com
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/ExoMars
http://exploration.esa.int/mars/
Deixe um comentário