STEPHENSON 2-18: A maior estrela do universo conhecido! UY Scuti não é mais a maior estrela do universo conhecido
Stephenson 2-18 ( St2-18 ), também conhecido como Stephenson 2-DFK 1 , ou RSGC2-18 , é uma estrela supergigante vermelha, que está localizado em torno de 6.000 parsecs longe da Terra na constelação de Scutum.
Está entre as maiores estrelas conhecidas e uma das supergigantes vermelhas mais luminosas , com um raio estimado em torno de 2.150 vezes o do Sol, o que corresponde a um volume cerca de 10 bilhões de vezes maior que o Sol. Se colocado no centro do Sistema Solar , sua fotosfera engolfaria a órbita de Saturno.
A Stephenson 2 foi descoberto pelo astrônomo americano Charles Bruce Stephenson em 1990 nos dados obtidos por uma pesquisa feita com infravermelho.
Com um agrupamento central de 26 supergigantes vermelhas, o aglomerado Stephenson 2 pode ser o aglomerado jovem mais massivo da Via Láctea.
Ela também está entre as estrelas supergigantes frias mais luminosas, com luminosidade de 440.000 luminosidade solar. As estimativas mostram que a supergigante tem uma temperatura efetiva de 3.200 K e é do tipo espectral M4.
E vamos nos lembrar que ela é bem jovem – com cerca de 14 a 20 milhões de anos, e que de acordo com a compreensão atual da evolução estelar, ela pode continuar a crescer, possivelmente um dia se tornando uma hipergigante amarela.
No entanto, os astrônomos precisam de mais observações, pois não temos mais dados sobre Stephenson 2-18.
Assista ao vídeo abaixo do canal Space Today para saber mais:
Fonte:
[Espaço]
Deixe um comentário