X

Síndrome de pica: entenda transtorno raro estudado pela ciência

Foto: Unplash

Doenças raras que você não sabia que existia

Você sabia que algumas pessoas acreditam que estão mortas? Ou que outras têm uma mão com vida própria?

Além de bizarras, ambas as descrições são sintomas de doenças extremamente raras que atingem uma pequena porção da sociedade.  A galeria a seguir apresenta estas e outras síndromes que amedrontam muitas pessoas.

Nela, você verá as principais causas e os tratamentos sugeridos pelos cientistas. Vale lembrar: se você é hipocondríaco esta galeria pode lhe deixar um pouco assustado. O aviso foi dado.

6. Transtorno de Pic

A denominação vem do latim e significa “pega”, um pássaro conhecido por comer tudo que vê pela frente. Como o animal, quem sofre desse mal ingere substâncias não-comestíveis, desde vômito, fezes e sangue até pedra, madeira e cabelo, por mais de um mês.

Claro que comer coisas tão estranhas pode causar problemas sérios para as pessoas com o transtorno. Por exemplo, intoxicação por chumbo pode resultar da ingestão de pintura ou gesso e o consumo de bolas de pelo podem causar obstrução intestinal.

Os cientistas ainda não sabem o que causa o Transtorno de Pica. Porém, muitos acreditam que ela está ligada a traços culturais.

Pessoas em alguns países da África e da China consomem terra devido à falta de alimentos ricos em ferro, por exemplo. Outros pesquisadores pensam que o transtorno está ligado a doenças psíquicas, como a esquizofrenia.

Geralmente, mulheres grávidas e crianças com problemas de crescimento desenvolvem o Transtorno de Pica. A doença pode ser tratada de várias maneiras, dependendo do que a pessoa ingeriu. Geralmente, o paciente só precisa mudar a dieta, pois está faltando algum tipo de específico de vitamina no corpo.

5. Porfiria

Imagine um cara que sofra de sensibilidade extrema à luz solar, sensibilidade na pele, insônia, tenha necessidade fisiológica por uma determinada proteína presente nos glóbulos vermelhos e apresenta comportamento bizarro, muitas vezes violento. Seria ele um vampiro?

Na verdade, é provável que o sujeito sofra de alguma porfiria, um grupo de doenças genéticas que afetam a síntese do heme, ou seja, o pigmento que dá a cor vermelha ao sangue.

4. Síndrome de Cotard

As pessoas acometidas por esse curioso — e raro — distúrbio mental se convencem de que estão morrendo ou até de que já faleceram. Além disso, é comum que os afetados acreditem que seus órgãos internos estão podres ou apodrecendo.

3. Progeria

Também conhecida como Síndrome de Hutchinson-Gilford, a progeria é uma rara doença genética que se caracteriza pelo envelhecimento 10 vezes mais rápido do que o normal.

Ela afeta uma em cada 8 milhões de crianças no mundo e é muito difícil que os pacientes cheguem à adolescência.

2. Síndrome da Mão Alheia

Já imaginou não ter controle nenhum sobre a sua mão? Ela lhe bate, soca e belisca sem que você queira que isto aconteça. Esse é o dia-a-dia de quem sofre da Síndrome da Mão Alheia.

doença é definida como um distúrbio neurológico no qual a mão do paciente parece possuir vida própria.

Extremamente raro, o mal afeta pessoas que precisaram fazer cirurgias de separação dos hemisférios cerebrais – tratamento para pacientes com epilepsia.

Além disso, indivíduos que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) também podem adquirir a doença. Segundo o médico Michael Mosley, em entrevista à BBC, o cérebro das pessoas que têm a síndrome está em constante luta. Um cérebro normal possui dois hemisférios conectados pelo corpo caloso.

Geralmente, o lado esquerdo do cérebro tem a palavra final nas ações que realizamos. Assim, diferentemente de um cérebro normal, os hemisférios das pessoas que sofrem da síndrome são separados e têm consciência própria. Ainda não foi encontrada uma cura para a Síndrome da Mão Alheia.

1. Síndrome de Todd

Outro nome para o transtorno mental acima é “Síndrome de Alice no País das Maravilhas”, e os pacientes que são diagnosticados com ele frequentemente sentem alterações na imagem corporal e notam distorções de tamanho, formato e massa, sem falar que, muitas vezes, eles percebem variações em sua posição no espaço — assim como acontece com a Alice da história.

Fontes:

https://exame.abril.com.br

Mega Curioso

[Realidade Simulada]

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário