O trem a hidrogênio da empresa suíça Stadler Rail bateu recentemente um recorde de autonomia durante um teste realizado no Colorado, nos Estados Unidos. Se o modelo foi projetado para percorrer 460 km com um único tanque de hidrogênio, ele conseguiu percorrer mais 2.340 km neste teste. Um verdadeiro feito técnico.
A descarbonização do setor ferroviário exige a electrificação das vias férreas existentes. No entanto, esta solução, além de cara, pode ser tecnicamente difícil de implementar, especialmente em zonas remotas e montanhosas. Nesse caso, é possível utilizar trens elétricos a bateria, mas essas tecnologias têm autonomia limitada.
Os veículos a hidrogénio constituem, portanto, uma alternativa possível para contornar este obstáculo. Para se ter uma ideia da capacidade, um modelo desenhado pela empresa Alstom percorreu 1.175 km, batendo recorde em setembro de 2022.
Trem de passageiro
Recentemente, o trem de passageiros Flirt H2 desenvolvido pela Stadler Rail AG alcançou um novo recorde, de acordo com um comunicado de imprensa oficial .
Foi concebido para operar em redes ferroviárias que não estão totalmente adaptadas à eletrificação. Apresentado pela primeira vez em 2022, o Flirt H2 é composto por dois vagões motorizados. Ele carrega uma bateria e também células de combustível, dispositivos que convertem hidrogênio em eletricidade por meio de uma reação química com o oxigênio contido no ar.
O trem foi projetado para um alcance de 460 km com um único tanque de hidrogênio e uma velocidade máxima de 127 km/h. No entanto, superou esse desempenho em um teste recente em Pueblo, Colorado.
No dia 20 de março, à noite, o trem saiu do circuito de testes. Ele dirigiu por 46 horas e só esgotou o tanque cheio de hidrogênio depois de percorrer 2.803 km. Com este feito, o Flirt H2 bateu um recorde mundial, o da “maior distância percorrida por um comboio de passageiros movido a hidrogénio sem reabastecer ou recarregar”.
Esta não é a primeira vez que a Stadler Rail AG entra no Livro de Recordes do Guinness. Em 2021, o modelo Flirt Akku, operando exclusivamente com bateria, percorreu uma distância de 224 km sem recarga intermediária.
Fonte: