A formação súbita de um buraco fez desaparecer, durante a noite, uma parte da praia entre 200 a 300 metros de comprimento, no estado de Queensland, na Austrália.
Descrito como um “nearshore landslip”, a distância buraco aberto em uma praia australiana é estimado em cerca de 200 a 300 metros de largura e 7,5 metros de profundidade. O colapso aconteceu durante a noite no domingo, 23 de setembro.
Acredita-se que o buraco tenha sido causado pela erosão e, felizmente, ninguém ficou ferido no incidente. Mas as pessoas foram orientadas a evitar a área após o evento; em 2015, um deslizamento similar engoliu veículos e tendas.
“É provável que essa erosão tenha sido causada pelo enfraquecimento de parte da costa pelo fluxo de maré, ondas e correntes”, disse o Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland em um comunicado.
“Quando isso ocorre abaixo da linha de água, o litoral perde o apoio e uma seção desliza para o mar, deixando um buraco, cujas bordas voltam para a costa.”
Em um post atualizado, o Departamento disse que os guardas florestais do Serviço de Parques e Vida Silvestre de Queensland (QPWS) inspecionaram a área e viram uma pequena expansão no buraco devido à ação das ondas.
Eles também notaram que os boatos de um segundo desmoronamento na área eram infundados.
As residências mais próximas ficam a pelo menos 150 metros de distância do local, então eles ainda não estão em perigo. As autoridades ficarão de olho no buraco para garantir que ele não fique pior.
Este buraco em particular estava localizado a poucas centenas de metros do evento mencionado em setembro de 2015. Mais recentemente, outro atingiu a região em 2016. E este provavelmente não será o último visto na península.
Publicado originalmente:
https://noticiaalternativa.com.br