No episódio Nosedive da série Black Mirror, as pessoas são classificadas por um sistema de pontuação que permite ou não que elas façam algumas coisas ou tenham privilégios na vida em sociedade.
E a China decidiu, desde o dezembro do ano passado, implantar um sistema que lembra o funcionamento da hierarquia na história.
Um app chinês, chamado Zhima Credit, funciona como parte de um aplicativo muito maior que é de uso comum de todos os chineses, através do celular.
Ele combina a situação de crédito de uma pessoa (se ela pagou as contas em dia, por exemplo) com um viés mais social para gerar uma pontuação final.
Agora, porém, as autoridades estão testando um novo sistema social que parece muito mais com o esquema apresentado na série.
Basicamente, o app determina que os cidadãos chineses terão um pontuação entre 350 e 950 pontos, e fazer boas ações ajudará a melhorar a nota. Apesar de só ser totalmente implementado em 2020, algumas de suas características já estão sendo usadas agora.
A partir de maio deste ano, pessoas que cometeram atos de ‘séria desonra’ supostamente não poderão viajar de trem ou de avião por até um ano.
Segundo o Marketplace, esse sistema já foi utilizado também para negar empréstimos bancários para pessoas sem a pontuação adequada.
O projeto está alinhado com a ideia do presidente chinês, Xi Jinping, de construir um sistema de crédito social baseado no princípio de ‘uma vez não confiável, sempre restrito’.
Fonte:
https://revistamarieclaire.globo.com
Deixe um comentário