Um pescador de lagosta chamado Michael Packard, de Provincetown, foi literalmente engolido por uma baleia jubarte, antes que ela o cuspisse de volta ao oceano.
Esta história rapidamente circulou nas redes sociais, com muitos questionando a veracidade do incidente.
Mas uma testemunha que acompanhava Michael Packard confirma o relato: Josiah Mayo, filho de um dos pesquisadores de baleias e especialistas do Center for Coastal Studies em Provincetown, que permaneceu a bordo do barco, pôde acompanhar o evento ao vivo.
Claro, isso não foi intencional da parte do cetáceo, que geralmente se alimenta apenas de krill ou de pequenos peixes.
Mas acontece que o mergulhador estava em uma área particularmente farta de ração para o enorme animal, que sem dúvida o pegou de passagem por engano.
A Península de Cape Cod é uma área onde as baleias são abundantes nesta temporada.
Mais medo do que dano
Esta experiência, sem dúvida, ficará gravada na memória de Michael Packard. As baleias jubarte são animais que medem entre 13 e 15 metros de comprimento e pesam em média 30 toneladas.
Estar perto de tal gigante já é impressionante por si só, mas ser engolido inteiro é uma sensação totalmente diferente! “ Eu pensei, ‘É isso, eu vou morrer.’ E pensei nos meus filhos, na minha mulher… ”, conta o mergulhador.
Packard estava cerca de 13 metros de profundidade no momento do incidente e não viu a baleia se aproximando. “ De repente, senti uma grande pancada e tudo ficou escuro ”, diz ele.
O homem inicialmente pensou que tinha sido mordido por um tubarão, mas a ausência de dor o fez perceber que não foi.
Embora o cenário parecesse impossível para ele, ele percebeu o óbvio: ele estava realmente em uma baleia. Seu equipamento de mergulho permitiu que ele continuasse respirando enquanto estava na boca do animal.
Como sair dessa armadilha? Packard não precisou pensar muito nisso. O animal finalmente percebeu que um “corpo estranho” estava em sua boca e quis se livrar dele o mais rápido possível.
A baleia, portanto, ressurgiu para ejetar o intruso com um movimento da cabeça. “ Fui lançado ao ar e caí na água. E eu estava livre, só boiava … Não conseguia acreditar que tinha conseguido ”, lembra o pescador.
Uma equipe de resgate, avisada por seu companheiro de equipe Josiah Mayo, rapidamente veio em seu auxílio.
Felizmente, o sobrevivente não apresentou ferimentos graves, apenas alguns hematomas. Ao contrário de outras espécies de cetáceos com dentes, como as orcas, as baleias de barbatanas não podem causar ferimentos com a boca.
Fonte:
[Animais]
Deixe um comentário