X

Um jogador criou um computador funcional no Minecraft

Crédito: Sammyuri

Um jogador de Minecraft criou do zero um gigantesco computador funcional dentro do famoso jogo, que ainda permite rodar videogames simples como o Tetris.

Ele conseguiu reproduzir no jogo um computador com especificações muito precisas, que chamou de “Chungus2”.

A “máquina” tem  um processador de 8 bits, bem como 256 bytes de ram. É capaz de executar diferentes programas, incluindo exemplos de jogos retro famosos, como Snake ou Tetris.

O computador está conectado a uma tela projetada também no jogo, e você pode controlá-lo com seu avatar, caminhando em blocos específicos.

Além disso, os “cartuchos” do jogo também foram criados no Minecraft, conforme especificado pela PCWorld, que rapidamente detectou essa criação.

Para quem não conhece Minecraft e, portanto, deve estar um pouco perdido no motivo desse espanto geral, aqui está um pequeno resumo.

Este jogo, que existe há 10 anos. O princípio é bastante simples: é uma espécie de jogo virtual de Lego.

Em um mundo onde tudo é cúbico, você incorpora um avatar pixelizado para criar, encontrar ou combinar blocos de diferentes tipos para criar recursos para construir o que deseja.

No entanto, é realmente possível construir tipos de máquinas lá usando um recurso chamado redstone, que representa, de certa forma, um cabo elétrico.

Diferentes ferramentas, como pistões, repetidores, interruptores, também estão disponíveis para os jogadores (à vontade no modo criativo) para dar vida a criações tecnológicas mais ou menos elaboradas.

7 meses de trabalho

O jogador levou sete meses de trabalho para concluir o famoso Chungus 2. Ele também não é o primeiro a fabricar máquinas desse tipo. Por outro lado, não é certo que máquinas virtuais com tantos recursos já existam no Minecraft.

No entanto, ele especifica no comentário de seu próprio vídeo que teve que aumentar a velocidade várias vezes para fazer sua demonstração.

O computador certamente não é uma máquina de corrida: um processador de 8 bits é aproximadamente equivalente ao do GX-4000 da Amstrad, um console de videogame comercializado na década de 1990.

O feito continua impressionante, porém, e educacionalmente muito interessante, pois possibilita para realizar a operação de circuitos de computador em uma escala observável.

O vídeo de demonstração do Chungus 2:

Fonte:

Trust My Science

[Minecraft]

 

Categorias: Curiosidades
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário