O desejo de encontrar novos lares nos levou a descobrir um sistema com três super-terras.
A partir do dia 1º de março deste ano, 3741 exoplanetas foram confirmados em 2794 sistemas, com 622 sistemas com mais de um planeta.
A maior parte do crédito para essas descobertas vai para o Telescópio Espacial Kepler, que descobriu cerca de 3500 planetas e 4500 candidatos planetários.
Uma equipe de astrônomos recentemente descobriu três “Super-Terras” orbitando uma estrela conhecida GJ 9827, que está localizada apenas a 100 anos-luz da Terra.
A proximidade da estrela e o fato de ser orbitada por múltiplas Super-Terras, torna este sistema ideal para estudos exoplanéticos detalhados.
O estudo foi conduzido por Joseph E. Rodriguez, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, e incluiu membros da Universidade do Texas em Austin, Universidade de Columbia, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Instituto de Ciência Exoplanet da NASA.
Tal como acontece com todas as descobertas do Kepler, esses planetas foram descobertos usando o Método do Trânsito, onde as estrelas são monitoradas a procurar de variações na luz causadas por planetas passando na frente.
Embora este método seja ideal para descobrir dados sobre o tamanho e os períodos orbitais de um planeta, ele também pode permitir a caracterização exoplanetal.
Basicamente, os cientistas são capazes de aprender coisas sobre suas atmosferas, medindo os espectros produzidos pela luz da estrela enquanto passa pela atmosfera do planeta.
Combinado com medidas de velocidade radial da estrela, os cientistas também podem colocar restrições na massa e no raio do planeta e podem determinar coisas sobre a estrutura interior do planeta.
Para o estudo, a equipe analisou os dados obtidos pela missão K2, que mostrou a presença de três Super-Terras em torno da estrela GJ 9827 (GJ 9827 b, c e d).
Uma vez que eles inicialmente enviaram seu documento de pesquisa em setembro de 2017, a presença desses planetas foi confirmada por outra equipe de astrônomos.
Esses três exoplanetas são especialmente interessantes porque o maior dos dois tem raios que os colocam na faixa entre ser rochoso ou gasoso. Poucos desses exoplanetas foram descobertos até agora, o que torna estes três um alvo principal para a pesquisa.
A equipe estima que as três super-terras experimentam temperaturas superficiais de 899 °C, 538 °C e 407 °C. Em comparação, Vênus – o planeta mais quente no Sistema Solar – experimenta temperaturas superficiais de 462 °C.
A apenas 100 anos-luz da Terra, será relativamente fácil para os telescópios da próxima geração (como o Telescópio Espacial James Webb) realizarem estudos de suas atmosferas e fornecerem uma imagem mais detalhada desse sistema de planetas.
Camisetas Científicas: http://bit.ly/2EQmWOH
Veja Também:
Estação Espacial da China irá cair sobre a Terra Dentro de Semanas
Seria possível atravessar um buraco negro e sair ileso, segundo um estudo
Referências:
https://www.nasa.gov/mission_pages/kepler/main/index.html
https://www.universetoday.com/137480/what-is-the-transit-method/
https://www.cfa.harvard.edu/news/su201809
Deixe um comentário