X

Uma Caça às Baleias no deserto do Atacama?

Você provavelmente já viu uma baleia seja na tv ou na vida real. E provavelmente não seria surpreendente se alguém dissesse que já viu uma, mas e se essa pessoa estivesse morando num deserto… 1500 anos atrás?

Mas uma equipe de antropólogos da universidade francesa de Sorbonne descobriu recentemente estranhas pinturas rupestres no Deserto do Atacama, no Chile, que revelam, em seus desenhos, baleias, aleém de outros animais marinhos.

Essas imagens, foram feitas com tinta vermelha e mostram esses animais sendo caçados com arpões.

Os desenhos foram descobertos no sítio arqueológico El Médano, uma das maiores jazidas de arte rupestre da América Latina.

As pinturas complexas parecem confirmar que a caça marinha era uma prática habitual na região e realizada em canoas pequenas, utilizadas por um único ocupante.

Em 2011, vários fósseis de baleias já haviam sido encontrados no Deserto do Atacama. Então, não resta dúvida de que aquele deserto um dia foi mar.

“Os habitantes pré-hispânicos desse local usaram traços lineares de uma cor vermelha intensa para criar imagens naturalistas de baleias, peixe-espada, lulas, leões marinhos e tartarugas”, explicou Benjamín Ballester, líder da equipe de pesquisadores. As pinturas, com mais de 328 padrões, estão em mau estado de conservação devido ao clima escaldante da região.

Das descobertas mais recentes

O último estudo centra-se em uma sessão recém-descoberta chamada Izcuña, a poucas milhas a norte de El Médano.

Os habitantes pré-hispânicos deste litoral usaram traços de cor vermelha intensa para criar imagens de baleias, espadarte, espadim, lulas, leões marinhos, tartarugas e tubarões.

Enquanto alguns são cenas de caça, outros descrevem jangadas com marinheiros e linhas de arpão.

Segundo os pesquisadores, as pinturas são baseadas nas experiências cotidianas desses habitantes.

Evidências arqueológicas sugerem que a sociedade que vive em El Médano na época especializada em exploração de recursos marinhos e sua sofisticada tecnologia de pesca e caça.

Isso permitiu que os habitantes desta área fossem produtivos, criando campos residenciais permanentes localizados perto de nascentes de água e em pontas naturais, dos quais pequenos grupos poderiam explorar grandes territórios.

Veja também:

Referência:

  • http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-5408369/Ancient-Chilean-rock-art-suggests-hunters-killed-whales.html
Jonas Penalva: Estudante de Engenharia Eletrônica (UFPE), técnico em suporte e manutenção de Informática e Editor do Realidade Simulada. Tendo um grande interesse pela ciência e as coisas que a cercam busca sempre aprender mais a cada dia e passar esse conhecimento a frente.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário