X

Uma lula gigante de mais de 6 metros filmada pela primeira vez!

Uma lula gigante de 6 metros filmada pela primeira vez! As fotos revelam que ele está perseguindo águas-vivas em águas profundas

Recentemente uma equipe de pesquisadores conseguiram obter o primeiro vídeo de um espécime de seis metros.

A filmagem mostra o animal marinho perseguindo uma isca artificial acoplada a uma câmera, antes de atingi-la com velocidade impressionante.

Segundo os pesquisadores, os métodos convencionais de exploração do fundo do mar, incluindo o uso de redes, submersíveis tripulados e veículos operados remotamente (ROVs), são principalmente adequados para o estudo de organismos lentos ou sésseis.

Armadilhas fotográficas iscadas tendem a atrair necrófagos em vez de predadores …

Para resolver esses problemas, plataformas discretas de câmeras foram desenvolvidas para águas profundas.

Isso inclui câmeras de baixa luminosidade, iluminadores vermelhos e iscas que imitam a bioluminescência de organismos marinhos (presas).

A indescritível lula gigante

Lulas gigantes ( Architeuthis dux ) patrulham as águas em busca de presas, como águas-vivas, nas profundezas da chamada zona crepuscular.

Elas são consideradas evasivas. Mas o E-Jelly, uma água-viva eletrônica especialmente projetada para permitir que sejam filmadas, cumpriu seu papel!

Essas lulas têm olhos do tamanho de um prato e são muito sensíveis às luzes que os humanos costumam usar para descer em águas profundas.

Um “pequeno espécime gigante” com mais de 6 metros de comprimento

Nathan J. Robinson et al.

A equipe levou o dispositivo para águas a cerca de 100 milhas ao sul de Mobile, Alabama, e capturou as primeiras imagens conhecidas de lulas gigantes no Golfo do México em junho de 2019.

Lulas gigantes podem medir até 40 metros de comprimento, embora este indivíduo recém-filmado ( e descrito no novo estudo) tinha apenas cerca de seis metros de comprimento, incluindo tentáculos e braços.

Até agora, os pesquisadores acreditavam que esses gigantes estavam fazendo uma emboscada para conservar sua energia nas profundezas relativamente áridas da Twilight Zone, entre 400 e 1.000 metros de profundidade.

Mas este vídeo mostra a lula perseguindo e atingindo sua presa suspeita.

Essa descoberta sugere que as lulas gigantes evoluem nas profundezas como caçadoras eficazes, em vez de esperar pela oportunidade de uma emboscada.

O vídeo abaixo resume as diferentes sequências filmadas pelos pesquisadores:

Fonte:

Trust My Science

[Biologia]

Categorias: Ciência
Tags: LulaNatureza
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário