A pirâmide mais antiga do mundo foi construída há 25.000 anos dentro desta montanha
A revista científica que publicou um estudo dizendo que uma estrutura gigante de ruínas na Indonésia poderia ser “a pirâmide mais antiga do mundo” agora iniciou uma investigação sobre essa afirmação extraordinária.
A revista Archaeological Prospection publicou a pesquisa em 20 de outubro, mas desde então um grande número de arqueólogos contestaram os resultados. O estudo trazia uma ‘descoberta’ de que a pirâmide pré-histórica na ilha de Java tem 27 mil anos.
O que a ‘descoberta’ dizia?
Análises recentes levaram os cientistas a acreditar que a estrutura conhecida como Gunung Padang, que significa “montanha do esclarecimento”, foi construída no topo de um vulcão extinto em Java, a ilha mais populosa da Indonésia.
Cientistas da Agência Nacional de Pesquisa e Inovação da Indonésia (BRIN) acreditam que a estrutura pode ser muito mais antiga que Stonehenge, na Inglaterra, ou que as grandes pirâmides de Gizé, no Egito, ambas com cerca de 5 mil anos.
Eles disseram que a pirâmide é a estrutura monolítica (uma construção ou estátua feita de um único pedaço de material, geralmente rocha) mais antiga do mundo. Segundo alegam, a conclusão foi o resultado de pesquisas no local entre 2011 e 2015, utilizando técnicas como perfuração e radar de penetração no solo.
Muitas camadas
O geólogo Danny Hilman Natawidjaja, pesquisador do BRIN, diz que Gunung Padang não é uma colina natural, mas uma construção em forma de pirâmide em camadas. Ele e sua equipe coletaram amostras de solo nas profundezas do morro e estão confiantes na validade do resultado, principalmente devido ao alto teor de matéria orgânica encontrada.
A descoberta do que os pesquisadores dizem ser uma grande sala com vários níveis no centro do edifício os levou a concluir que Gunung Padang é na verdade uma pirâmide. A equipe acredita que a construção e as pinturas rupestres neste local existem desde a última era glacial.
Fonte:
[História]
Deixe um comentário