A Boston Dynamics publicou novos vídeos demonstrando as habilidades do Atlas: um robô bípede capaz de realizar saltos e piruetas com perfeição.
A publicação inclui explicações dos engenheiros responsáveis pelo projeto, além de uma apresentação do protótipo realizando movimentos de parkour.
De acordo com a Boston Dynamics, o Atlas é essencialmente um projeto de pesquisa, uma máquina de ponta que ajudará sua equipe de engenharia a trabalhar em melhores sistemas de controle e percepção de movimentos.
“Em aspectos práticos, o Atlas é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento”, explica Benjamin Stephens, líder de controle da Atlas, no vídeo.
Ainda de acordo com o engenheiro, o objetivo do robô é o mapeamento de movimentos para a criação de rotinas específicas aos robôs que, a partir da assimilação de um sistema de inteligência artificial, passarão a serem capazes a superar os mais diversos obstáculos sem dificuldades.
Robô responde a movimentos programados
De acordo com os engenheiros da Boston Dynamics, os movimentos do Atlas dependem de uma programação para serem executados.
“Não é o robô que decide fazer o parkour magicamente, é uma espécie de rotina coreografada, como um vídeo de skate ou de parkour”, comenta Stephens.
Além dos vídeos, uma publicação no site oficial da empresa explica um pouco da evolução do Atlas ao longo dos anos.
De acordo com os seus criadores, em suas primeiras versões, o robô era essencialmente cego e dependia inteiramente dos comandos programados para se movimentar.
Esta nova versão, no entanto, depende mais de sua própria percepção para navegar, o que significa que está menos pré-programado que antes.
Deixe um comentário