De acordo com a lenda napoleônica, o futuro imperador da França emergiu da Grande Pirâmide do Egito pálido e abalado, tendo passado horas sozinho na Câmara do Rei.
Ele nunca revelou o que o abalou, mas supostamente o episódio mudou sua vida. Se a história é verdadeira ou não, ela certamente atesta o poder da Grande Pirâmide de despertar a imaginação de um grande líder, assim como a nossa:
o que Napoleão poderia ter provocado para provocar tal reação? O que exatamente está dentro da Grande Pirâmide?
O grande símbolo do Antigo Egito são suas pirâmides. Milhares de anos depois, permanecem em pé, em Guizé, as três mais conhecidas: as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Mas, como são as pirâmides por dentro, além de sua incrível arquitetura externa? Como são seus cômodos?
Entrada
Os acessos ao interior das pirâmides são muito estreitos, com uma descida muito íngreme. A passagem se conecta à Grande Galeria e não possui nenhum tipo de relevo ou pintura.
Grande Galeria
Em geral, a Grande Galeria tem muitos metros de comprimento e também de altura, embora também seja bastante estreita.
Câmara Subterrânea
Trata-se de um cômodo retangular, com tetos e paredes planos. A excêntrica decoração conta com sarcófagos, um poço e uma galeria.
Câmara da Rainha
Por uma estreita passagem, chega-se a esta câmara, com teto de duas águas, que, apesar do nome, era destinada a abrigar em seu interior a estátua do faraó.
Câmara do Faraó
A área mais importante de todas no interior das pirâmides. É uma planta retangular com azulejos de granito, paredes e tetos lisos, sem decoração ou inscrições.
Fontes:
Imagens: Shutterstock.com