Até o fim do século 19 não havia energia elétrica no Brasil. E a vida era mais complicada sem esse serviço! Olhe só:
Cuidado com a roupa!
Não existiam aparelhos eletrodomésticos, como máquina de lavar roupas. Por isso, as pessoas tinham muito mais trabalho para realizar as tarefas do dia a dia. Tudo era lavado em tanques ou bacias com sabão em barra.
Na hora de passar, era usada uma brasa colocada em um compartimento dentro do ferro. Era preciso ter muita atenção, pois a fuligem da brasa poderia sujar a roupa. Também acontecia de o ferro esquentar muito e queimar o tecido.
Feito no dia
Sem geladeira, as famílias precisavam comprar frutas, verduras e legumes frescos todos os dias – se o estoque fosse muito grande, a comida acabava estragando. Outros alimentos eram guardados já cozidos para o consumo. As carnes, por exemplo, ficavam em latões, imersas em banha de porco. Os fogões da época funcionavam à lenha.
Tudo escuro
Vento? Só o natural!
Antes de o ventilador e o ar-condicionado surgirem, o jeito mais comum de se refrescar era usando leques ou outros objetos para se abanar. Espaços públicos fechados, como teatros, precisavam ter sistemas de ventilação especial – em alguns lugares, eram usados ventiladores manuais.
Entretenimento diferente
Também não existia televisão, rádio ou computador. Para se divertir, as famílias mais ricas iam a espetáculos e frequentavam bailes familiares. As mais pobres se reuniam em casa ou em locais públicos. Toda a população das cidades participava de festas religiosas ou populares. As crianças brincavam com piões, soldadinhos de chumbo e bonecas de pano.
Deixe um comentário