Veja o que veríamos no céu se a Terra tivesse anéis como os de Saturno

Tivesse anéis

É bem provável que a Terra  tivesse um anel (ou um sistema de anéis) em algum momento no passado MUITO distante; no entanto, esses anéis só seriam possíveis por um curto período de tempo após a colisão entre a Terra e Theia (o planeta hipotético que atingiu a Terra para formar nossa lua).

Ao contrário dos anéis que pertencem a Saturno, os anéis da Terra teriam se dissipado rapidamente.

A principal razão pela qual a Terra não pode sustentar um sistema de anéis é devido à proximidade da Terra com o Sol. Obviamente, a Terra está localizada muito mais perto do Sol do que Saturno.

Por estar tão perto, as partículas de água e gelo podem se transformar de um sólido em um gás, esse processo destrói a maior parte do material que poderia formar um sistema de anéis, e a luz UV que irradia do sol retira qualquer material restante de seu material. moléculas de água.

Isso nos leva a uma pergunta interessante: como a vida (e nosso planeta em geral) seria impactada se tivéssemos uma série de anéis que conseguissem resistir aos elementos do espaço?

Tivesse anéis
Na linha do Equador, veríamos apenas uma linha bem fina cruzando o céu (Imagem: Ron Miller)

No entanto, a luz refletida nos anéis quando o sol se põe seria problemática para as espécies noturnas. Várias espécies têm visão especificamente voltada para a navegação na escuridão. Portanto, um aumento significativo da luminosidade poderia deixá-los fora de controle.

Uma espécie, conhecida como escaravelho, realmente navega usando as estrelas como um mapa de estradas . Outra espécie, a gaivota-de-cauda-andorinha (nativa das Ilhas Galápagos), tem seu comportamento modificado pelos ciclos lunares.

Tivesse anéis
Na América Central, os anéis seriam mais visíveis (Imagem: Ron Miller)

E os problemas não param por aí … se a Terra tivesse anéis, a sombra deles poderia causar estragos em nossos padrões climáticos, o que incluiria uma mudança na quantidade de luz solar que atinge o solo (algo que é uma má notícia para a fotossíntese).

Durante o inverno no hemisfério norte, a sombra projetada pelos anéis faria com que a temperatura ficasse um pouco mais fria no inverno e potencialmente mais quente durante o verão.

Quanto a temperatura mudaria depende da espessura dos anéis.

Na América do Norte, os anéis seriam bem mais espessos e mais próximos do horizonte (Imagem: Ron Miller) Uma visão mais curiosa teriam os que estivessem em algum lugar da Polinésia, no
Na América do Norte, os anéis seriam bem mais espessos e mais próximos do horizonte (Imagem: Ron Miller) Uma visão mais curiosa teriam os que estivessem em algum lugar da Polinésia, no

A composição dos anéis também é um fator a ser considerado (os anéis de Saturno são tão brilhantes em parte por causa da composição pesada do gelo-água, que reflete significativamente mais luz do que a rocha).

Entre outras coisas, nossos satélites em órbita geossíncrona ao redor da Terra podem ser afetados (supondo que os anéis estejam situados no equador da Terra).

Qualquer pedaço de rocha espacial viajando a uma certa velocidade poderia destruir todos os equipamentos, o que definitivamente seria um problema para qualquer missão tripulada além de nossa própria porta dos fundos.

Em resumo, se a Terra tivesse anéis, a vida provavelmente ainda existiria, mas não a vida como a conhecemos.

No Círculo Polar Ártico, uma pequena parte dos anéis seriam sempre visíveis no mesmo lugar (Imagem: Ron Miller)
No Círculo Polar Ártico, uma pequena parte dos anéis seriam sempre visíveis no mesmo lugar (Imagem: Ron Miller)

As ilustrações acima, elas são meramente especulativas. Ainda assim, algo bem fascinante, não é mesmo?

Fonte:

Futurism

[Astronomia]