Nunca o Sol foi visto com tanta resolução
Em 2010 a NASA lançou o SDO, um satélite específico para observar o Sol e com o objetivo de entender como ele influencia a vida na Terra.
E para conseguir isso, o satélite captura imagens em 10 comprimentos de onda diferentes, cada uma correspondendo a um intervalo de temperatura.
O vídeo diz que cada minuto da gravação precisou de 10 horas para ser tratada propriamente por uma equipe de editores, então é possível ter uma ideia do enorme trabalho por trás dele.
Durante o vídeo podemos ver vários fenômenos na superfície solar, como as famosas erupções solares e os menos conhecidos laços coronais, que são feixes de material solar navegando pelas linhas do campo magnético.
Para a alegria de editores e criadores de conteúdo ao redor do mundo, o vídeo de 30 minutos foi liberado sob domínio público e está disponível para download neste link. Obviamente é preciso dar crédito à NASA e aos produtores do vídeo, Genna Duberstein e Scott Wiessinger.
Mesmo que seu monitor ou smartphone não conte com uma tela de altíssima resolução, vale a pena assistir ao vídeo para conferir os movimentos das ondas de luz que saem do Sol e vem até a Terra. Você não vai se arrepender.
Deixe um comentário