Jean-Denis Rouillon, um pesquisador de ciências do esporte e professor da Universidade de Franche-Comte, liderou uma equipe em um estudo de 15 anos sobre o efeito do uso de sutiãs em 330 mulheres entre 18 e 35 anos.
A pesquisa foi conduzida no Centre Hospitalier Universitaire em Besançon, utilizando uma régua de cálculo e um paquímetro para registrar as mudanças nos seios das mulheres ao longo dos anos. Os resultados do estudo sugeriram que usar sutiã desde cedo não contribui para a sustentação dos seios, redução de dores nas costas ou prevenção da flacidez.
Os investigadores acreditam que as mulheres jovens poderiam obter maior tônus muscular e tecido mamário de sustentação se não usassem sutiã.
No estudo, as mulheres que deixaram de usar sutiãs – por escolha própria, não como uma exigência do estudo – apresentaram um aumento de 7 mm (0,3 polegadas) nos mamilos em comparação com as usuárias regulares de sutiã. Segundo o investigador, os sutiãs podem dificultar a circulação e diminuir o tônus dos seios ao longo do tempo.
O Dr. Stafford Broumand, que não participou do estudo, afirmou à Refinery29:
“Para as mulheres mais jovens, não usar sutiã levar a um aumento na produção e elasticidade do colágeno, o que melhora a sustentação de uma mama em desenvolvimento”. É importante ressaltar que muitas mulheres usam sutiãs por motivos diferentes da redução da flacidez dos seios.
A equipe de pesquisa recomenda cautela ao tirar princípios gerais deste estudo, pois as mulheres participantes não representam a população como um todo. O professor Rouillon acredita que são necessárias mais pesquisas para compreender os potenciais potenciais – positivos ou negativos – que os sutiãs podem ter e admitir que esses resultados são preliminares.
Além disso, embora os resultados tenham sido esperados para serem publicados, o artigo não pôde ser encontrado na literatura científica, de acordo com o IFLScience.
Fonte:
[Saúde]
Deixe um comentário