Vênus pode ter sido o primeiro planeta habitável do sistema solar
Vênus e Terra, planetas irmãos, massa, tamanho e composição parecidas. Mas garanto que você não gostaria de visitar Vênus hoje em dia, assim que quarentena acabar, pressão atmosférica cerca de 90 vezes maior que a da Terra, e temperatura na superfície que gira na casa dos 450 graus Celsius.
Vênus é um mundo fascinante, será que tem vulcões ativos? Será que tem tectonismo? Essas são perguntas que intrigam os astrônomos que estudam o planeta. Isso estou falando de hoje.
E o passado do planeta então, será que Vênus já foi um mundo tranquilo para a vida se desenvolver. Estudos da atmosfera do planeta, indicam que ele deve ter tido água líquida na sua superfície no passado.
Além de ter tido um clima mais estável que o da Terra. Mas o que aconteceu com o planeta que se transformou num verdadeiro inferno? Essa é uma das grandes questões sobre Vênus.
Existem hipóteses que tentam explicar isso, talvez, o aquecimento gradual do Sol possa ter feito isso com o planeta, ou talvez um evento chamado de erupção simultânea de grandes províncias ígneas, que acabaram com a calmaria do planeta.
Para entender o clima e a situação de Vênus, nada melhor do que fazer uma simulação
Um grupo de pesquisadores, recentemente soltou um estudo, onde fizeram uma simulação do clima de Vênus, usando o ROCKE-3D da NASA.
Eles abasteceram o modelo com as informações sobre a atmosfera do planeta, sua rotação e outros parâmetros. E com isso descobriram algo espetacular.
Durante um período de 3 bilhões de anos, Vênus pode ter tido um oceano de águas rasas na sua superfície. Um clima estável e ameno. E todas as condições para a vida ter se desenvolvido ali.
Então de repente aconteceu o LPI, todos os vulcões de Vênus entraram em erupção simultaneamente, despejando uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera do planeta e mudando Vênus para sempre.
Com isso, Vênus secou, um novo regime assumiu o planeta, basaltos foram expostos roubando oxigênio da atmosfera e se a vida estava ali desapareceu. Ah, e porque na Terra nunca aconteceu isso?
Na Terra, as erupções não foram simultâneas, aconteceram de forma estocástica, o que é uma baita sorte para estarmos aqui ainda.
Não conhecemos muito de Vênus, e por isso, que existem 2 missões finalistas nas 4 para as novas missões da NASA para o Sistema Solar, a vontade de estudar e conhecer o planeta melhor é muito grande.
Conhecendo Vênus, podemos entender mais sobre os planetas terrestres, e além disso, as nossas conclusões podem ser extrapoladas para entender exoplanetas rochosos também.
Mas a questão é, será que Vênus teve vida nesse período de 3 bilhões de anos? E será que existem vestígios dessa vida por lá até hoje?
Deixe um comentário