Cientistas analisavam comportamento de tubarões quando um peixe apareceu em cena e engoliu um dos animais
É o que dizem: um dia da caça, outro do caçador. Um vídeo capturado por um veículo operado à distância de uma embarcação registrou uma cena que comprovou o ditado popular quase que sem querer.
Depois de identificarem uma elevação topográfica a mais de 450 metros de profundidade no meio do oceano, a tripulação enviou o equipamento Deep Discoverer para ter uma imagem mais nitída do que acreditavam se tratar ser um navio afundado.
Entretanto, as imagens registraram a cena de um cardume de tubarões devorando a carcaça de um enorme peixe-espada. A cena é frenética e os tubarões se alternam nas mordidas generosas no peixe.
Nas imagens, os tubarões aparecem e desaparecem em torno da carcaça do peixe-espada que tinha cerca de dois metros e meio de comprimento. Segundo o registro do equipamento subaquático, eram pelo menos 11 tubarões aproveitando a “carne fresca”.
E quando se fala em predadores do mar, é díficil que os tubarões não apareçam no topo da lista. Mas neste caso, as imagens ainda iam registrar o verdadeiro caçador do momento.
Por essa ninguém esperava
Mais precisamente no minuto 1:45, quando um outro peixe, que os tripulantes acreditam se tratar de uma grande garoupa, pelo formato das nadadeiras e do resto do corpo, aparece abocanhando por inteiro, em um único e certeiro movimento, um dos tubarões que, até então, estava apenas preocupado em aguardar sua vez de tirar uma “casquinha” da carcaça do peixe-espada.
Tudo acontece em uma fração de segundos e a garoupa sai tranquilamente nadando entre os demais tubarões. Ousadia que chama, né? A espécie filmada devorando sem dó o tubarão pode chegar até os 100 quilos e viver 70 anos.
Deixe um comentário