O seu nome verdadeiro é C/2020 F3, mas já todos o tratam por cometa Neowise por causa do telescópio espacial da NASA que o descobriu.
Descoberto em março, o cometa ficou visível a olho nu durante a maior parte de julho, tendo sobrevivido à viagem ao redor do Sol em 3 de julho, e agora está caminhando em direção à Terra, saindo do Sistema Solar, dando aos fotógrafos a chance de tirar algumas fotos.
Os astronautas a bordo da ISS tiram centenas de fotos enquanto olham para a Terra, compartilhando conosco as vistas espetaculares de sua posição única e enviando-as para um arquivo de imagens da NASA.
Doran, que processa regularmente as imagens espaciais da NASA, editou as fotografias em uma sequência de imagens com lapso de tempo e as converteu em um vídeo em tempo real.
Compartilhando o vídeo no twitter, Doran escreveu : “Pegue uma bebida gelada, apague as luzes, tire a roupa, fique à vontade e coloque isso na TV grande”.
É altamente recomendável fazer exatamente isso (mas, caso você esteja com pressa, o cometa aparece em 3,17).
O cometa Neowise será visível durante todo o mês de julho no hemisfério norte, em especial entre os dias 22 e 23, altura em que fará a sua maior aproximação à Terra, ficando ‘apenas a 103 milhões de quilômetros. De acordo com a NASA, o cometa será visível 10 graus acima da linha do horizonte noturno.
Ao se afastar do sol o cometa NEOWISE está vindo em nossa direção e estará o mais próximo em 22 de julho. Apesar de já estar visível no hemisfério norte, de acordo com o Olhar Digital, poderemos vê-lo no Brasil a partir do dia 20 nos estados mais ao norte do país.
Depois desta data poderá ser observado de localidades mais ao sul e depois do dia 26, em todo o país.
[Observador PT], [IFLSCIENCE], [Astronomia]
Deixe um comentário