O evento ocorreu na Groenlândia: pedaço do bloco de gelo tem quase 6,5 quilômetros de extensão
Um flagra incrível da natureza: cientistas conseguiram registrar o momento em que um iceberg de quase 6,5 quilômetros de extensão se desprende de geleira localizada na Groenlândia.
O momento da formação do bloco de gelo registra uma violenta quebra na estrutura, com um barulho semelhante a uma explosão.
Apesar de ser um fenômeno natural, o desprendimento de blocos de gelo é monitorado com atenção pelos pesquisadores.
Isso porque as mudanças climáticas estão influenciando no aumento das ocorrências de formação de icebergs e, consequentemente, da elevação do nível dos oceanos.
Para ter ideia, um estudo publicado em 2016 afirma que 270 gigatoneladas de gelo derreteram por ano entre 2011 e 2014. A quantidade é equivalente a 110 milhões de piscinas olímpicas cheias de água a cada ano. A cada década, a porção de gelo localizada no Ártico diminui 13,4% em sua área.
Se no norte as condições do derretimento das geleiras são preocupantes, no sul a situação também não melhora. De 1992 a 2012, a Antártida perdeu cerca de 84 bilhões de toneladas de gelo por ano.
Nos últimos cinco anos da análise, porém, a quantidade pulou para 240 bilhões de toneladas anuais, um índice quase três vezes maior. Conforme perde gelo, a gravidade na Antártida diminui. Assim, o volume migra para longe dali, como para as zonas litorâneas de diferentes partes do mundo — colocando em risco as cidades costeiras.
Enquanto ainda há gelo no planeta, confira o espetáculo da natureza nesse vídeo:
Fonte:
https://revistagalileu.globo.com/
Deixe um comentário