O pescador Scott Haraguchi registrou o momento em que teve seu caiaque atacado por um tubarão-tigre na ilha de Oahu, do Havaí, nos Estados Unidos (assista acima). A investida ocorreu em 2023, a cerca de dois quilômetros da costa, e viralizou na época.
“A princípio, pensei que fosse uma tartaruga. Aconteceu tão rápido. Não percebi que tirei meu pé esquerdo da água para me proteger do impacto”, disse Haraguchi em seu canal do YouTube.
A aproximação e ataque do tubarão aconteceram em poucos segundos. O pescador afirmou que conseguiu empurrar o animal como pé esquerdo para afastá-lo. Ele disse também que, inicialmente, achou que o tubarão tivesse apenas batido no caiaque. Foi só depois de assistir ao vídeo em casa que Haraguchi se deu conta do ataque.
O youtuber costuma divulgar relatórios sobre suas capturas no Havaí e fazer recomendações de produtos para pesca.
Assista ao vídeo abaixo:
Distribuição Geográfica
O tubarão-tigre, denominado cientificamente como Galeocerdo cuvier, recebe esse nome popular pelas machas escuras apresentadas nos tubarões jovens dessa espécie, manchas essas que desaparecem ao chegar da fase adulta, deixando o animal apenas com uma coloração cinza.
O tubarão-tigre integra a família Carcharinidae, sendo que essa espécie apresenta os maiores tubarões dessa família, além de serem os únicos a realizarem uma reprodução vivípara lecitotrófica.
Essa espécie de tubarão apresenta uma ampla distribuição, vivendo nas zonas pelágicas do Atlântico Ocidental, Sudoeste Atlântico, Indo-Pacífico e na costa de países como Marrocos e Angola.
Entretanto, com aumento da temperatura dos mares e do nível dos oceanos, observa-se uma mudança no fluxo migratório de diversas espécies, incluindo o tubarão-tigre, que é uma espécie capaz de impactar todo o comportamento de toda uma população.
Fonte:
Deixe um comentário