Ao estudar vídeos antigos de chimpanzés em cativeiro, os pesquisadores revelam que, por terem sido criados em condições favoráveis, pelo menos três deles aprenderam a pronunciar palavras humanas, incluindo a palavra “mamãe”. Isto desafia a suposição de longa data de que os primatas não humanos não possuem circuitos neurais necessários para a fala, devido a uma evolução diferente da nossa.
A aprendizagem vocal (a capacidade de aprender novas vocalizações) é geralmente considerada fundamental para a evolução da linguagem nos humanos. Isso sugere que a linguagem é uma característica evolutiva específica dos humanos. No entanto, estudos sugeriram que primatas não humanos também podem aprender o uso vocal, ou seja, a produção de chamados pré-existentes.
Alguns deles, por exemplo, relataram que grandes primatas aprenderam palavras humanas como “cup” (“xícara” em francês) e “mama”. Também foi sugerido que algumas espécies de grandes símios apresentam maior disposição para conversar do que outras. No entanto, estes resultados geralmente foram obtidos indiretamente ou através de protocolos experimentais rudimentares.
Apelidado de Johnny, um dos chimpanzés aparece em um vídeo gravado no Suncoast Primate Sanctuary, em Palm Harbor, Flórida, e morreu em 2007. No vídeo, o chimpanzé parece dizer claramente a palavra “mamãe” quatro vezes quando sua enfermeira pergunta ele, o que poderia implicar que a palavra foi aprendida por imitação.
Vídeo de Johnny no Suncoast Primate Sanctuary em Palm Harbor:
Por outro lado, Johnny chamava a todos de “mamãe” parecendo saber que essa palavra lhe daria tudo o que desejava, desde que fizesse parte de sua dieta. Os pesquisadores deduziram que a palavra foi aprendida por meio de aprendizagem por reforço.
Renata, a segunda chimpanzé, participou do filme ” Agora ouça isso!” Italianos revelam o chimpanzé falante ”, lançado em 1962 como parte da série Universal Newsreel da Universal Studios. Assim como Johnny, o primata pronunciou a palavra “mamãe” seguindo um sinal dado por seu mestre (um tapinha no queixo), o que também é consistente com o aprendizado por reforço. Um estudo anterior realizado pelos mesmos pesquisadores também relatou uma gravação sonora de um chimpanzé em um filme de TV dos anos 1960, onde ele pronunciava as palavras “papai” e “xícara”.
Fonte:
[Biologia]
Sensacional