Você pode escutar o disco que a Nasa despachou na Voyager em 1977

Voyager

Quando as sondas Voyager foram lançadas, em 1977, elas carregaram cada uma um disco de cobre folheado a ouro com uma coletânea de sons terráqueos.

A seleção inclui vulcões, trovões, baleias, canções folclóricas de vários povos, saudações em dezenas de línguas (inclusive português), peças de Bach, Beethoven, Stravinsky e Mozart e, é claro, Johnny B. Goode, de Chuck Berry.

No pacote também foram imagens que resumem nossa espécie, nossa ciência e nossa cultura — além de instruções para decodificar tudo isso.

A gravação original já deixou o sistema solar

A Voyager I já está a 20 bilhões de quilômetros do Sol, mas ainda vai demorar muito (mais precisamente 40 mil anos) para ela passar perto da próxima estrela que está em sua rota, Gliese 445.

Se calhar da sonda, um dia, ser interceptada por uma civilização alienígena com o mesmo grau de desenvolvimento tecnológico da nossa, talvez eles sejam capazes de dar play no LP mais valioso da Terra — cuja seleção de faixas é autoria de Carl Sagan.

Disco Golden Record

Enquanto isso não acontece, a NASA disponibilizou as faixas do disco dourado em sua conta no SoundCloud. É sério.

Todas as saudações em 55 línguas diferentes foram adicionadas, inclusive a em português, onde uma moça diz: “paz e felicidade a todos.”

Em outra playlist, encontram-se 19 sons da Terra como de uma mãe confortando um bebê que chora, o barulho do vento e da chuva, de trens, de carroças e de vários animais.

Confira as playlists abaixo:

Referências:

Super Interessante

Revista Galileu

Leia também:

NASA Voyager 2 pode estar se aproximando do espaço interestelar!

Após 6 anos, a NASA finalmente irá transmitir uma aterrissagem em Marte

NASA divulga vídeo impactante de Tour na Lua em 4K