O primeiro surto de coronavírus do século XXI foi em 2002. Foi uma epidemia de pneumonia que começou no sul da China: saiba a diferença entre SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2.
Antes que o SARS-CoV-2 causasse a atual pandemia de covid-19, outros dois coronavírus que circulavam em animais passaram a infectar humanos e se espalharam rapidamente, anunciando o perigo dessa família de vírus.
SARS-CoV
Também originária da China, em novembro de 2002, a Sars, causada pelo vírus SARS-CoV, se espalhou para 26 países, com 8.098 casos confirmados e 774 mortes.
Os sintomas variavam de um resfriado normal até a síndrome do desconforto respiratório agudo. Essa doença ficou conhecida como SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome). O que provocava essa pneumonia severa era um novo tipo de coronavírus, nomeado de SARS-CoV.
MERS-CoV
Em 2012, na Arábia Saudita, surgiu uma epidemia de uma doença com sintomas respiratórios, que foi posteriormente chamada de MERS (Middle East Respiratory Syndrome) ou Síndrome Respiratória do Oriente Médio.
Logo depois descobriu-se que era causada por um coronavírus que foi chamado de MERS-CoV (coronavírus causador da MERS), vindo de um dromedário.
De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), as mortes por Mers somam apenas 858.
SARS-CoV-2
Dos três coronavírus, o SARS-CoV-2 (responsável pela covid-19) tem a menor taxa de mortalidade e é de longe o mais facilmente transmissível — e essa é a principal diferença.
Em 2019, iniciou-se um surto de pneumonia sem causa aparente em Wuhan, na China. Após muitos testes, descobriu-se que era causado por um novo tipo de coronavírus, chamado de SARS-CoV-2 por sua semelhança com o SARS-CoV.
A doença causada por esse vírus foi chamada de COVID-19 (Coronavirus Disease – 2019 ou, em português, Doença do Coronavírus de 2019).
Agora você já sabe a diferença entre SARS-CoV, MERS-CoV e SARS-CoV-2.
[Biologia Total], [BBC Brasil]
[Biologia]